CAPÍTULO II
2. DOENÇA DE ALZHEIMER
2.1 Histórico da doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer ou mal de Alzheimer, foi descrita pela primeira vez em 1907 pelo Dr: Alois Alzheimer, um médico neuropatologista alemão que identificou e descreveu os primeiros sinais e sintomas em uma paciente com 51 anos de idade. Tais sintomas foram rápida degeneração da memória, confusão mental e delírios (FONSÊCA; SOARES, 2007).
A doença de Alzheimer (DA) é uma das varias formas de demências que causam deterioração das funções mentais, a DA é considerada a forma mais comum entre os diferentes tipos de demências que são em torno de 60 (CANINEU, 2002).
Esta doença é mais prevalente em pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos de idade. A demência também pode ocorrer em fase precoce por volta dos quarenta anos chamando esta fase pré senil, porém é menos observada (LUZARDO; GORINI; SILVA, 2006).
2.2 EPIDEMIOLOGIA
Segundo pesquisas existem em todo o mundo entre 17 e 25 milhões de pessoas com a demência de Alzheimer, representando assim 70% do conjunto das doenças que afetam a população de idosos (FONSÊCA; SOARES, 2007). Nos EUA, a doença afeta aproximadamente 4 milhões de pessoas. No Brasil não há dados precisos, mas estima-se que a DA atinge aproximadamente meio milhão de idosos (SMELTZER; BARE, 2005).
Com o aumento da expectativa de vida, aumenta também as doenças demenciais, sendo a DA a causa mais comum de demência no idoso atingindo tanto homens e mulheres bem como diferentes classes sociais.
Fragmentos da monografia de minha filha Bethania
Que fez sua defesa sobre DOENÇA DE ALZHEIMER
Parabéns a ela por tão lindo trabalho
e por ter vencido essa árdua etapa,
com caragem e fé.
Meu carinho, respeito,
Meu carinho, respeito,
admiração e mais puro AMOR
pela já então enfermeira.
pela já então enfermeira.
Eu te amo!!!!
Mami
************marimaura********
Nenhum comentário:
Postar um comentário