OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 26 de setembro de 2010

Ideologia



Como todo ser humano aprendi a lidar com o sofrimento, e a tirar proveito até das perdas que a vida me proporcionou. Aquilo que muitas vezes não conseguia enxergar por uma porta inteira aberta, teve que perder uma importante pessoa, grande parte da minha vida para poder continuar seguindo por essa trilha, e hoje consigo enxergar por uma pequena, tão grande janela aquilo que não enxergava antes por aquela porta, aprendi a tomar decisões, a respeitar mais as pessoas fechadas em seu mundo e a ajudá-las sem questionar e esperar que vá receber algo em troca, amar incondicionalmente.



“IDEOLOGIA, é o conjunto de formação das idéias mais gerais na sociedade e as mais particulares na moral, tanto do ponto de vista psicológico quanto do ponto de vista social, sendo o conhecimento científico das leis necessárias do real, e sendo o corretivo das idéias comuns de uma sociedade, a ideologia enquanto teoria passa a ter um papel de comando sobre a prática dos homens”.

(Chauí, 1980:110/27).



“As pequenas grandes oportunidades da vida são recados graças e chances que nos vem de Deus. Desperdiçar este rico material, único e insubstituível é uma ingratidão para com Deus, pois um largo caminho se abre descortinando maravilhosas paisagens. É só seguir em frente ao ritmo da fé, da esperança, peregrinado sempre, pé na terra e olhos no céu, sonhando com infinito, dialogando com os irmãos de caminhada. E as aves no espaço tecendo fundo musical.” (SCHNEIDER, 1987; 76/77)

A narrativa sobre o passado veio fácil, sem suturas, como o desenrolar dos fios de uma só meada, sem emaranhados, claramente, sem nós, complacente persegui, ao me aproximar do presente senti o efeito mágico da autobiografia, a construção do presente como soma total do passado, do passado como prognóstico do futuro. Entre a recapitulação e a recordação consegui ser o sujeito dessa narrativa. Sigo a trilha das superações deixando emergir as pontas dos avanços sem me adentrar nos insucessos e erros vividos e nos sofrimentos que lhe são próprios ao tentar superar as contradições que caracterizam os momentos de decisão.


Maura

Fragmentos do memorial de graduação em pedagogia

Nenhum comentário: