domingo, 25 de outubro de 2009

Sugestões de Plano de Aula


Quero escrever mas não dá.........no momento n consigo raciocinar, vou deixar aqui o meu plano de aula....ao trabalho , amanhã aula começa cedo e vai até as 22:50....vou dormir.......

Sugestão de
Plano de Aula
Professor(a): _____________________________________________________
Ano: 2º Ano do Ciclo da Alfabetização Turma: ________________
Turno:______________________________________Data: __________________

Conteúdos:
- Língua Portuguesa.
- Matemática.
Eixos a serem trabalhados:
- Apropriação do Sistema de Escrita;
- Leitura;
- Oralidade;
- Produção da Escrita.
Língua Portuguesa: Leitura
Capacidades:
- Desenvolver disposições favoráveis à leitura;
- Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fl uência e compreensão.

Texto: BOI DA CARA PRETA
BOI, BOI, BOI,
BOI DA CARA PRETA,
PEGA ESSA MENINA
QUE TEM MEDO
DE CARETA.

Oralidade
Capacidades:
- Participar das interações cotidianas em sala de aula: escutando com atenção e
compreensão:
- Respondendo às questões propostas pelo professor;
- Expondo opiniões nos debates com os colegas e com o professor.
- Usar a língua falada em diferentes situações escolares.

Atividades:
- Você já conhecia esta música?
- Em qual situação as pessoas costumam cantar canções como esta?
Leitura e Apropriação do Sistema da Escrita:
Capacidades:
- Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura;
- Desenvolver capacidades relativas ao código escrito necessárias á leitura;
- Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fl uência e compreensão;

- Identifi car as fi nalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do
gênero e da contextualização do texto;
- Levantar e confi rmar hipóteses, relativas ao conteúdo do texto que está sendo trabalhado.
Atividades

1) Marque e responda às perguntas:

a) Como é o boi da canção? (Obs.: inserir desenho)

b) De que a menina tem medo? (Obs.: inserir desenho)
( ) Do boi
( ) De bruxa
( ) De careta

2) Complete cada canção, usando as palavras que rimam:

BOI, BOI, BOI,
BOI DA CARA SUJA,
PEGA ESSA MENINA
QUE TEM MEDO
DE ___________________________ (CORUJA)
BOI, BOI, BOI,
BOI DA CARA PINTADA,
PEGA ESSA MENINA
QUE TEM MEDO
DE __________________________ (PALMADA)

BOI, BOI, BOI,
BOI DA CARA DE MAU,
PEGA ESSA MENINA
QUE TEM MEDO
DE __________________________ (PICA-PAU)

Produção da Escrita

Capacidades:
- Produzir textos escritos de gêneros diversos;
- Usar recursos expressivos adequados ao gênero e aos objetivos do texto.
Atividades:
- Você já foi a uma fazenda? Lá havia bois? O boi da fazenda é igual ao boi da
canção? Eles têm a mesma cor?
- Que tal montar um pequeno texto para nos contar como é o boi da fazenda?
- Se você não foi à fazenda, sente-se ao lado de um coleguinha que já foi e peça a ele
para lhe contar.

Matemática

Sugestão: Trabalhar o livro: Um Sapatinho Especial
Autora: Teresa Noronha, Editora Moderna, 2ª edição.
O livro conta a história de uma joaninha que sai para comprar sapatos.
Chegando á loja, ela é recebida pelo vendedor; seu Cricri, um grilo que não consegue
pronunciar corretamente o nome da compradora.
Dona Joaninha pede a seu Cricri vários sapatos, mas nunca fi ca satisfeita com nenhum
deles até que, depois de muito tempo, o vendedor encontra um sapato que atende a todas as
exigências da Joaninha Nesse momento, um novo problema surge: a loja só dispunha de um
par de um dito sapato e a Joaninha não pôde comprá-lo porque estava, na verdade escolhendo
sapatos para a sua amiga Topéia , uma centopéia que precisaria de vários pares.
O grilo, depois de tanta procura e dedicação desmaiou.
Obs.: Ao trabalhar com esta história o professor poderá abordar idéias relativas à correspondência
um a um, par e ímpar, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Capacidades:
Elaborar conceitos matemáticos e como representá-los;
Reconhecer números em contextos diários;
Conseguir quantifi car grupos de objetos;
Resolver situações-problema envolvendo as operações de adição e multiplicação.
Atividades:

1. Quantas pernas você acha que têm uma centopéia?
2. Em sua opinião, quantas pernas têm duas centopéias?
3. O número de pernas da centopéia é par ou ímpar?
4. Quantas bolinhas você acha que há no casaco da Joaninha?
5. Por que os fabricantes de sapatos colocam um par em cada caixa?

a) Se você fosse um fabricante de sapatos de centopéias, quantos sapatos você
colocaria
numa caixa?
6. Se a Joaninha comprasse 6 pares de sapatos e cada um custasse R$ 1,00, quanto ela
gastaria?

Recursos materiais:
1. Textos.
2. Material Dourado.
3. Ábaco.
4. Giz
5. Folhas mimeografadas.
Avaliação:
A avaliação será realizada de forma contínua, observando e registrando o
desenvolvimento oral e escrito dos alunos, através da produção de texto, a qual deverá ser
analisada juntamente com os alunos e recolhida para montar o portfólio.

Plano de aula quase sempre me inspiro nos modelitos do site
www.educacao.gov.br

Esse é o de amanhã....

Boa semaninha a todos ....
bjuss

**************marimaura*************




Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...