OLÁ....SEJAM BEM VINDOS!!!!!...

Queridos professores, alunos, amigos, visitantes e parceiros profissionais..

Este Blog é composto de vários tipos de textos, dentre eles: Textos Pessoais, científicos, religiosos e textos históricos.

MATÉRIAS COMENTADAS: Psicopedagogia, filosofia, teologia, sociologia, educação, cultura, lazer, diversão, pensamentos, reflexões, dicas de beleza, receitas.......e meus monólogos.......

UMA VISÃO CRÍTICA DA REALIDADE...

Este Blog espera ser um espaço de liberdade de expressão para todos os admiradores e que acompanham o desenvolvimento da educação no Brasil. Aqui discutiremos, constantemente como os povos e sociedades ao longo de toda a história da humanidade, lutam em busca de melhorias na educação, enfim, ambiente de conversas sobre usos dos novos meios de informação e comunicação em educação.
Espero ansiosa suas colaborações e acima de tudo sua criticidade objetiva.
Ressaltando que, alguns textos e imagens aqui postados não são de minha autoria, se são seus, ou se você conhece autoria, entre em contato que ficarei feliz em dar os devidos créditos.
A leitura e a reescrita das temáticas sugeridas neste blog, serão para todos nós instrumentos de avaliação, onde educador e educando se relacionarão, e aperfeiçoarão seus conhecimentos e experiências cognitivas.

Entre e fique a vontade.
Boa navegação e pesquisa.

Psicopedagoga : Maria Maura

Contato:
marimaura@hotmail.com
marimaura@gmail.com




domingo, 13 de julho de 2014

Interpretação de texto

Escola ________________________________________Data:_____/_____/_____
Prof:______________________________________________Turma:____________
Nome:______________________________________________________________
 
Atividade de interpretação de texto e gramática
 
A memória dos peixes
 
O sítio tinha muitos lugares bons. Porém, Ade e Amis gostavam mais da sombra da velha figueira. Só que, às vezes, no escurecer, tinham que sair de lá por causa dos mosquitos. O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.
Mas na hora de crescerem, os peixinhos escolhiam as águas calmas das baías, que o rio formava lá bem abaixo.
A menininha escutava Amis, enquanto olhava os lambaris que subiam em fileiras de três, às vezes em fileiras de quatro ou cinco, rio acima.
Mais para o meio do rio, um cardume de piraputangas também subia. De vez em quando ela via ondinhas que elas provocavam quando nadavam quase à flor d´água.
– Amis, Amis, chamou a menininha.
– O que foi, Ade?
– Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
– E daí?
– Daí que eu queria saber. Esses peixes, nadando, sem parar, contra a correnteza.
O velho franziu as sobrancelhas.
– Eu queria – continuou a menininha – eu queria saber como é. Esses peixes se lembram das baías da sua infância?
O velho Amis abraçou aquela menina chamada Ade. Abraçou aquela menininha bem forte. Ele queria que ela nunca se esquecesse.
SCAFF, Ivens Cuiabano. Uma maneira simples de voar. Entrelinhas: Cuiabá, 2006, p.21.
 
 
 
 
 
Questões
  1. Amis era
(A) um lambari.
(B) uma menina.
(C) um peixe.
(D) um velhinho.

  1. Ade era uma
(A) baía.
(B) flor.
(C) menininha.
(D) piraputanga.

  1. No sítio, de que lugar Ade e Amis mais gostavam?
____________________________________________

  1. Por que os dois não podiam ficar lá quando anoitecia?
___________________________________________

  1. Completem, de acordo com o texto:
a) Para namorar, os peixes gostavam de ____________
b) Para crescer, os peixes escolhiam _______________

No texto, encontramos algumas palavras no diminutivo:
 peixinhos, menininha, ondinhas.
Essas palavras podem expressar tamanho ou emoção.
 No conto que estamos estudando, elas indicam:
I.        Tamanho:
(A) grande.
(B) médio.
(C) normal.
(D) pequeno.
II.        Emoção:
(A) alegria.
(B) carinho.
(C) medo.
(D) raiva.

Em “O velho franziu as sobrancelhas”,
o narrador quer dizer que ele ficou

(A) aborrecido.
(B) curioso.
(C) pensativo.
(D) preocupado.

Das frases abaixo, marque aquela que se refere diretamente ao tema do conto.
(A) Amis, tem coisas da minha vida que eu já esqueci.
(B) Ades olhava os lambaris que subiam em fileiras de três.
(C) Esses peixes se lembram das baías da sua infância?
(D) O velho Amis explicava que os peixes gostavam de viajar rio acima para namorar.
  1. Leia e observe as palavras abaixo, depois separe-as em dois grupos:

estádio – Inês – você – elástico – até – agência – córrego – pêssego – inglês – pés – céu – avô – André – judô – avó – Mônica – lâmpada – cipó – paletó – mecânico – água
Acento agudo                                                                     Acento circunflexo
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________
____________________________           ____________________________

10 – Complete com C ou Ç. Depois copie as palavras:
a)    ___ebola: ____________________      
b)    Fuma____a: __________________
c)    ba____ia:  ____________________
d)    cabe____a: ___________________
e)    mo____o:___________________
f)     ____edo: ___________________
g)    pa____oca: _________________
h)   ____idade:__________________

Fonte: http://www.acessaber.com.br/atividades/atividade-de-interpretacao-de-texto-e-gramatica-4o-ano

Nenhum comentário: