quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Geografia Região Sul



Slide 1
REGIÃO SUL Geografia – 5º Ano
Slide 2
A influência européia Muitos imigrantes europeus colonizaram a Região Sul do Brasil. A influência dos imigrantes europeus pode ser observada nos traços físicos de sua população e em outros aspectos, como nos hábitos alimentares, nas tradições culturais e na arquitetura das construções.
Slide 3
Os imigrantes alemães estabeleceram-se principalmente nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, fundaram importantes cidades: No Rio Grande do Sul, concentraram-se em duas importantes cidades: Joinville Blumenau Itajaí Pomerode Novo Hamburgo São Leopoldo
Slide 4
Os alemãs no sul do Brasil Membros da colônia alemã trajando roupas típicas e saboreando uma cerveja em grandes canecos, como fazem na Alemanha.
Slide 5
Os Italianos Os italianos dirigiram-se principalmente para o Rio Grande do Sul e dedicaram-se especialmente ao cultivo e industrialização da uva. Os Italianos fundaram importantes cidades: Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, etc. Turistas visitam o Rio Grande do Sul para conhecer as plantações de uva e as vinícolas onde o vinho é produzido.
Slide 6
Outros grupos ucranianos, russos e também japoneses se instalaram na região sul Eles se fixaram principalmente no Paraná e se dedicaram à: agricultura pecuária Mais tarde eles também se dedicaram à industria. Os japoneses se dedicaram à plantação de café.
Slide 7
A agropecuária voltada à indústria Na Região Sul, as atividades agropecuárias estão muito ligadas às atividades industriais. A maior parte da produção agropecuária vai para as indústrias, desenvolvendo bastante a AGROINDÚSTRIA na região. As fazendas da Região Sul fornecem matéria prima para as indústrias alimentícias. Elas fornecem carne e leite e se preocupam com a higiene de seus produtos.
Slide 8
A agropecuária voltada à indústria Na Região Sul, a maior parte das atividades agrícolas é feita em pequenas e médias propriedades. Nessas pequenas propriedades pratica-se POLICULTURA, e o trabalho geralmente é familiar. Mas o que é POLICULTURA? Policultura é o cultivo de vários produtos em uma mesma propriedade. Policultura: Cultivo de vários produtos em uma propriedade.
Slide 9
A agropecuária voltada à indústria Quais são os principais produtos cultivados na Região Sul? cevada trigo milho café uva cebola
Slide 10
Agropecuária na região sul A policultura predomina em pequenas e médias propriedades. No entanto, nos últimos anos, a MONOCULTURA vem crescendo nas grandes propriedades. Monocultura é o cultivo de apenas um produto. O trabalho nas grandes propriedades é assalariado e grandes máquinas são utilizadas. A soja é o principal produto da monocultura da Região Sul.
Slide 11
Uma Pecuária Diversificada A pecuária é uma das principais atividades econômicas da Região Sul. O Rio Grande do Sul tem o maior rebanho bovino e ovino da Região Sul.
Slide 12
UMA PECUÁRIA DIVERSIFICADA Os estados do Paraná e de Santa Catarina destacam-se pela criação de: Suínos Aves
Slide 13
Vivendo na fronteira A Argentina faz fronteira com os três estados da Região Sul. O Paraguai faz fronteira com o Paraná. O Uruguai faz fronteira com o Rio Grande do Sul.
Slide 14
Vivendo na fronteira Na Região Sul do Brasil, várias cidades se localizam na fronteira com outros países. A divisão ou limite entre essas cidades e as cidades dos países vizinhos pode ser um rio ou até mesmo uma rua. Nas cidades fronteiriças, o contato entre a cultura e o idioma dos países acaba influenciando ambos os lados. As pessoas de um país às vezes atravessam a rua para fazer compras no outro país. Uruguaiana (no Rio Grande do Sul) faz fronteira com Paso de los Libres (na Argentina). Basta atravessar uma ponte e você está em outro país!
Slide 15
Vivendo na Fronteira Esta é a Ponte da Amizade que está sobre o rio Paraná. Ela liga as cidades de Foz de Iguaçu, no Brasil , e Ciudad del Este, no Paraguai.
Slide 16
A usina hidrelétrica de Itaipu Construída no rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, Itaipu é uma usina binacional. Itaipu é a usina que mais produz energia no mundo!
Slide 17
Usina hidrelétrica de Itaipu Você sabia que o curso do rio Paraná foi alterado para a construção da hidrelétrica de Itaipu? Este conjunto de cachoeiras foi coberto pelas águas do rio e uma extensa área de florestas foi inundada. O Salto de sete Quedas desapareceu submerso pela água!
Slide 18
A região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e rio grande do sul Curitiba é a capital do Paraná Florianópolis é a capital de Santa Catarina. Esta cidade é uma linda ilha! Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. A Região Sul recebeu muita influência da colonização européia.

Nenhum comentário:

 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...