sábado, 5 de dezembro de 2009
Sugestões para preenchimento do relatório
Observações
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
Deve-se proceder relação com o registro anterior;
Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Desenvolvimento cognitivo
O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
Realiza cálculos simples de adição e subtração.
Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
É curioso, questiona e busca informações.
Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
Ocasionalmente troca letras
Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;
Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
Identifica e escreve seu nome completo;
Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
Apresenta dificuldades ortográficas
Identifica e escreve seu nome completo
Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social
Participa com interesse e produtividade.
Boa participação nas atividades realizadas em sala.
Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
É criativo e comunicativo.
Coopera com colegas e professora.
O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
Aceita sugestões da professora e dos colegas.
Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
Colabora na construção de regras;
Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”
(Sir Thomas Browne)
CODIGOS DE LINGUAGEM
Reconhece as relações entre fala e escrita;
Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
Distingue a língua escrita da língua oral;
Demonstra compreensão do sistema alfabético;
Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
Produz frases com lógica;
Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
Distingue letras na linguagem oral e escrita;
Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa.
************marimaura*************
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTANDO PARA DEUS Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...
-
O Peixe Pixote Pixote vivia num lago e andava sempre muito infeliz. Ele não gostava do lago. Lá era tudo muito escuro, escuro que nem breu. ...
-
SAIBA COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA Precisamos preservar o meio ambiente economizando água e evitando o desperdício. Para contribuir com...
-
CANTINHO DA CRIANÇA ESTA É A LINDA E DOCE MARIA CLARA , ESTÁ COM UM ANO E QUATRO MESES O Cantinho da Criança nasceu em 1995 e tem a missão d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário