Plano de Ensino - 2º Ano
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
CONTEÚDOS - 2010
Disciplina: História
Série: 2º ano
Justificativa:
Ao estudar a história, a partir do conhecimento do passado, o aluno pode entender melhor o seu presente, refletir sobre fatos passados que tornaram a sociedade em que vive do jeito como é.
Capacitar os alunos, analisar algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais de dimensão cotidiana, existentes no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.
A partir do levantamento de diferentes e semelhanças das ascendências e descendências, entre os indivíduos que pertencem à localidade, no tocante a nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, permitindo aos alunos o conhecimento e a compreensão de contextos históricos mais amplos.
Conteúdos do 1º bimestre:
O que é História:
- Quem faz a História?
- O estudo da História.
O Tempo e a História:
- Medindo o tempo
- Calendários
Como pesquisar a História:
- Documentos que contam a História
- Tipos de documentos históricos
- Linha do tempo
Conteúdos do 2º bimestre:
Eu e minha família:
- As famílias são diferentes
- A família na História
O modo de vida da família:
- Os costumes de cada família
- O cotidiano de das famílias
As famílias brasileiras:
- As famílias indígenas
- De onde vieram nossos costumes
- Árvore genealógica
Conteúdos do 3º bimestre:
A escola
A escola ontem e hoje:
- As primeiras escolas
- Aprendendo na escola
Lendo e escrevendo
- Antes da escrita
- Materiais para escrever
A convivência na escola
- Aprendendo valores na escola
- A escola é direito de todos
- História da escola
Conteúdos do 4º bimestre:
O Bairro
Como surgem os bairros
- O endereço de cada um
- O que acontece nos bairros
A história dos bairros
- Os bairros se transformam
- Bairros e centros preservados
Vivendo com qualidade
- As necessidades dos bairros
- Planejamento para viver melhor
- leitura de imagem
Avaliação:
É um processo contínuo, que busque a melhoria do aprendizado e que tenha os critérios bem definidos para tal processo.
A avaliação será realizada considerando o desempenho apresentado durante as atividades propostas, o interesse pelos conteúdos estudados, a responsabilidade diante das tarefas propostas, o processo de desenvolvimento cognitivo, a integração como grupo e a postura de respeito na integração com o professor e os demais colegas. Será utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: A produção de textos, dramatizações sobre os conteúdos a observação e descrição por escrito e oral.
Referências Bibliográficas:
Raquel dos Santos Funari e Mônica Lungov Bugelli, Aprender juntos / História - 2º ano / Editora SM
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC / SEF, 1997
Nikitiuk, Sonia Mª Leite (org.) Repensando o ensino de história. São Paulo, Cortez, 2001
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Justificativa:
Para que haja uma sistematização dos conteúdos lógicos matemáticos, desenvolver suas noções e conhecimentos básicos trabalhados no 2º ano, do Ensino Fundamental, visto a necessidade do manuseio do concreto, permitirá aos alunos rever, verificar e confrontar as noções que já possuem.
Conteúdos do 1º bimestre:
Vivendo e convivendo:
- Seqüência numérica
- Colocando em ordem; ordem crescente e decrescente.
- Antes e depois: antecessor e sucessor
- Organizando informações: tabela
Uma operação chamada adição:
- Números representados com adições
Uma operação chamada adição:
Formas geométricas (cubo, paralelepípedo e esfera)
- conhecendo o cubo (faces, vértices e arestas)
Dezenas e unidades
Conteúdos do 2º bimestre:
Adicionar para subtrair:
- Relacionando adição e subtração
Adição de três números
Medindo comprimentos
Forma geométrica: paralelepípedo
- Faces, vértices e arestas
Par e ímpar
Agrupamento
Dúzia e meia dúzia
Números ordinais até 10º
Calendários
Faces do paralelepípedos: Retângulos, lados e vértices
Dezenas exatas até 90
Números até 99
Meses e dias da semana
Medida de comprimento: O metro
Conteúdos do 3º bimestre:
Adição e subtração:
- Adição sem reagrupamento e sem recurso.
- Subtração sem reagrupamento e sem recurso.
Medida de comprimento: centímetro
- Adição com agrupamento, com reserva
- Subtração com agrupamento, com recurso
Hora exata
Conhecendo o dinheiro brasileiro: Real (cédulas e moedas)
Criando formas com tangram
Multiplicação
Instrumento de medidas de massa: quilogramas.
Simetria
Conteúdos do 4º bimestre:
Multiplicação
Dobro e triplo
Dia e hora
Divisão (idéia e repartir)
Dividindo a hora
Centena
Formando centenas exatas
Medida de capacidade - litro
Avaliação:
A avaliação será realizada sistematicamente e continuamente através das atividades realizadas em sala no laboratório e experiências diversificadas.
Referências bibliográficas:
Roberta Taboada, aprender juntos / matemática - 2º ano / Editora SM
Brasil, Secretaria de Educação fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC / SEF, 1997.
K. S, Smole, Diniz M. L. Cândido.
Brincadeiras infantis nas aulas de matemática.
Editora Artes Médicas.
Disciplina: Geografia
Série: 2º ano
Justificativa:
É importante que os alunos aprendam procedimentos que torne-os capazes de observar, representar e construir os conceitos necessários referentes ao ensino de geografia.
Destinar os conteúdos de maneira interessante, prazerosa e significativa para a fixação dos mesmos levando o aluno a identificar o seu lugar no mundo e no espaço com atitudes consciente de preservação do meio ambiente.
Conteúdos do 1º bimestre:
A criança:
Os novos direitos das crianças (Unicef)
Eu e os outros
A nossa casa:
Conteúdos do 2º bimestre:
A escola:
Os espaços da escola
Pessoas que trabalham em sua escola
Os direitos e deveres na escola
Os caminhos para a escola
O tempo:
Os dias da semana
Os meses e os anos
As horas
O tempo tem outras mudanças
O bairro:
As casas em outros lugares do mundo
A paisagem das ruas e dos bairros muda
Pessoas que trabalham nos bairros
E o verde no seu bairro?
Conteúdos do 3º bimestre:
O meio ambiente:
Construindo e modificando
A poluição
Os meios de comunicação
Conteúdos do 4º bimestre:
Os meios de transporte:
Transportes aquáticos
Transportes terrestres
Transportes aéreos
Sinais de transito
Cuidados x segurança x alegria
Avaliação:
Será realizada de acordo com as atividades propostas de forma contínua, utilizando os instrumentos adequados ao processo de aprendizagem aplicada, relacionando as oportunidades oferecidas e os desafios apresentados.
Referências bibliográficas:
Zélia Maria Wanderley Dantas. Coleção Historiando / Geografia. Editora Construir
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. MEC / SEF.
João Rua. Para ensinar geografia. Rio de Janeiro, Acesses, 1993.
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Justificativa:
Para que o aluno amplie sua capacidade de ler, escrever e expressar-se oralmente de forma cada vez mais autônoma e eficiente. Proporcionando a valorização de escrita e da leitura como fonte de prazer, reconhecendo a sua função social e informativa de conhecimento e entretenimento. Tornando-se capaz de resolver problemas da vida cotidiana, acesso aos bens culturais, participando de forma plena do mundo letrado e, consequentemente, exercer a sua cidadania.
Conteúdos do 1º bimestre:
Gêneros Textuais:
Capa de revista
Poesia (verso, estrofe e rima)
Tirinha
Conto infantil
Ortografia e Gramática:
Alfabeto bastão e cursivo
Vogais e consoantes
Letra maiúscula e minúscula
Paragrafação
Emprego do: b/p ; c/g.
Conteúdos do 2º bimestre:
Gêneros Textuais:
Placas de sinalização
Reportagem
Histórias em quadrinhos
Ortografia e gramática:
Letra maiúscula e minúscula
Paragrafação
Sílaba e divisão silábica
Substantivos próprios e comuns
Emprego do m antes de p ou b
Emprego do: d/t ; f/v
R e RR.
Conteúdos do 3º bimestre:
Gêneros Textuais:
Reportagem
Fábula
Texto informativo
Ficha de identificação
Cantigas de roda
Ortografia e Gramática:
Diálogo
Sinais de pontuação ( - ? !)
Encontro consonantais
Emprego do eh e nh
Conteúdos do 4º bimestre:
Gêneros Textuais:
Tiras
Contos de fadas
Histórias em quadrinhos
Ortografia e Gramática
Sinônimos e antônimos
Singular e plural
Emprego do s e ss
Emprego do c e ç
Emprego do r (início e final das palavras)
Avaliação:
A avaliação era realizada sistematicamente através da atividades realizadas em sala no laboratório e experiências diversificadas.
Referências bibliográficas:
Letramento e alfabetização lingüística. Cláudia Miranda, Vera Lúcia Rodrigues. 2º ano, Coleção aprendendo sempre. Editora Ática.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC/SEF.
Literatura infantil: uma nova perspectiva de alfabetização na pré-escola. Editora FTD. Lúcia Browne Rego.
Ler e escrever, muito prazer! Editora Ática. Beatriz e Madza Enir Cardoso.
Disciplina: Ensino Religioso
Série: 2º ano
Objetivo Geral:
Revelar a face do Cristo Educador ás crianças que descobrem o mundo onde, aos poucos, aprendem a se olhar e a olhar o outro, seu semelhante, como filho de Deus, para acolhê-lo, escutá-lo e amá-lo como Jesus olhou, escutou, acolher e amou.
Justificativa:
No processo de alfabetização e de posse da fala, é importante fornecer subsídios para exercícios que, ao mesmo tempo, contenham e estimulem valores, tendo como referência o modelo JESUS CRISTO. A consciência que se torna mais aguda quanto ao estar crescendo, relacionando-se com outros, competindo e cooperando, alarga-se também e muito, em relação aos outros, à natureza e a Deus. E uma fase áurea para a educação da religiosidade e a iniciação a fé cristã.
Conteúdos do 1º bimestre:
- Dinâmica de Acolhida
- O conhecimento de si mesmo.
- O conhecimento de outros.
- O lugar onde vivemos.
- Descobrindo o mundo.
- CF 2009
- Quaresma
Conteúdos do 2º bimestre:
- CF 2009
- Os animais em extinção
- A maior criação de Deus
- A pessoa humana
- A natureza
- Ecologia / meio ambiente
- Páscoa
- Maria (Nossa Senhora)
- Pentecostes
Conteúdos do 3º bimestre:
- Dinâmica de boas vindas
- A amizade
- Jesus escolhe seus amigos
- CF 2009
- Vocação
- Me. Agathe Verhelle
- Bíblia
Conteúdos do 4º bimestre:
- Bíblia - Os milagres de Jesus
- Missão
- Advento
- Natal
Professor: Arlene / Vitória
Disciplina: Artes
Série: 2º ano
Justificativa:
A Arte está presente no nosso dia-a-dia e desempenha papel importante no desenvolvimento da criatividade da criatividade, motricidade, noção de espaço, entre outras tantas habilidades. E por meio de diversos gêneros de obras de arte que vem ampliar o universo cultural do aluno, alem de sensibilizar o olhar, desenvolver o senso estético e permitir novas oportunidades de construção de conhecimentos e significados. Por meio dessas atividades, a criança inicia seu desenvolvimento simbólico e social, recriando o mundo e incorporando os verdadeiros papéis sociais.
Conteúdos do 1º bimestre:
- Textos (Explorar: fotos, ilustrações, desenhos e pinturas)
- Delicia de cardápio (sugestão para trabalhar projeto alimentação)
- Tirinhas
- Datas comemorativas (carnaval...)
- Conto
- Dramatização das placas de sinalização
- Projeto: Menino Maluquinho - As artes de Ziraldo
Conteúdos do 2º bimestre:
- Músicas (cantiga popular, do Ziraldo...)
- Histórias em quadrinhos
- Leitura de telas
- Filme (O menino maluquinho)
- Projeto: Menino Maluquinho - As artes de Ziraldo
- Datas comemorativas
Conteúdos do 3º bimestre:
- Textos informativos (sobre meio ambiente, alimentação, projeto...)
- Releitura das telas (personagens de Ziraldo)
- Culminância do Projeto Menino Maluquinho
- Datas comemorativas
Conteúdos do 4º bimestre:
- Cinema (Tipos de filme: ação, suspense, infantil, comédia, romântico)
- Datas comemorativas
Avaliação:
A avaliação será realizada considerando o desempenho durante as atividades propostas, o interesse pelos conteúdos estudados e a responsabilidade diante das tarefas propostas.
Professor: Arlene / Vitória
Disciplina: Filosofia
Série: 2º ano
Justificativa:
Para que as crianças possam através da filosofia que é essencial para a formação integral de todos, estimular a elaboração do pensamento na conquista da autonomia do pensar e do agir e exercitar o olhar crítico sobre si mesmos e sobre o mundo.
Dessa forma vem desenvolver através das Fábulas de Esopo, a análise sobre determinadas situações do dia-a-dia para a formação dos valores e princípios morais necessários ao comportamento e relações do ser humano.
Conteúdos:
Introdução com as biografias de: Esopo, La Fontaine e Lúcia Tulchinski
1º bimestre:
Fábulas
Valores
O parto da montanha
Paciência e bondade
O rato da cidade e o rato do campo
Humildade
O leão e o ratinho
Amizade
Vênus e a gata
Autenticidade
A cigarra e as formigas
Coragem
2º bimestre:
Fábulas
Valores
O sapo e o boi
Simplicidade
A assembléia dos ratos
Solidariedade e coragem
A raposa e as uvas
Persistência
A menina do leite
Paciência e cuidado
A galinha dos ovos de ouro
Amor e respeito
3º bimestre:
Fábulas
Valores
O burro na pele do leão
Verdade
O corvo e o pavão
Humildade
As duas panelas
Ingenuidade
A garça velha
Honestidade
A coruja e a água
Amor
4º bimestre:
Fábulas
Valores
A galha vaidosa
Orgulho
O velho, o menino e o burro
Sabedoria
A lebre e a tartaruga
Perseverança
O galo e a raposa
Confiança
A raposa e a cegonha
Igualdade e respeito
O pastor e o lobo
Verdade
Avaliação:
A avaliação será realizada de forma contínua relacionada com as oportunidades oferecidas, isto é, de acordo comas situações propostas ao conhecimento prévio dos alunos e seus respectivos desafios
Referências Bibliográficas:
Fábulas de Esopo; Jean de La Fontaine, Adaptação de Lúcia Tulchinski. Editora Scipione.
Disciplina: Ciências
Série: 2º ano
Justificativa:
As crianças chegam à sala de aula com seus conhecimentos prévios, visto que recebem informações em casa, pela mídia e nos espaços culturais onde estão inseridas, podemos afirmar que elas já têm um repertório construído a respeito da vida humana. No processo de aprendizagem, com a mediação do professor, esses conhecimentos construídos pelas crianças devem ser ampliadas, transformadas e sistematizadas, isto é, compreendidas e organizadas.
O trabalho com a disciplina de ciências naturais permite o desenvolvimento de capacidades para que a criança possa estabelecer relações, manifestar opiniões próprias, elaborar hipóteses, identificar soluções, buscar informações e confrontar as suas idéias com as dos colegas.
Conteúdos:
I Bimestre
O Planeta Terra
A Via Láctea
A Terra e o Sistema Solar
II Bimestre
O Ambiente
Os seres, o homem, os recursos naturais e o meio ambiente
O Sol, a água, o ar, o solo e o subsolo.
Os recursos naturais, sua conservação e a poluição
Os animais
Como nascem, crescem, vivem e se desenvolvem os animais
Como se alimentam os animais
III Bimestre
Os animais
A cobertura do corpo dos animais
A sustentação do corpo dos animais
Os animais e o homem
A utilidade dos animais para o homem
Os animais e o meio ambiente
Animais nocivos
Os vegetais
A reprodução dos vegetais e suas partes
Funções das partes do vegetal
Como os vegetais produzem seu alimento
Os vegetais estão em muitos lugares
A importância dos vegetais para o ser humano
IV Bimestre
O corpo humano
Os sentidos
Os hábitos alimentares do homem
Como evitar doenças
Algumas doenças
Higiene e saúde
Avaliação:
A avaliação será uma atividade continua que acontecerá relacionada as oportunidades oferecidas, isto é, adequadas às situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que lhes serão apresentados.
Referências Bibliográficas:
DANTAS, Zélia Maria Wanderley, Marcio Amaral Galvão. Ciências:
1ª série: Ensino Fundamental - Recife:
Ed. Construir, 2006. 192 p.: il (coleção historiando).
BRASIL, Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília, MEC / SEF, 1997.
BIZZO, Nélio. Ciências: Fácil ou
difícil? Editora Ática.
WEISMANN, Milda. Didática das
ciências naturais - contribuições
e reflexões. Editora Artmed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário