quarta-feira, 22 de julho de 2009
Reflexões sobre desenvolvimento
ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Reflexões sobre desenvolvimento
“O único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento”.
Vygostky
Nosso fazer pedagógico nas atividades diversificadas fundamenta-se nos trabalhos de Vygotsky.
Ao refletir sobre o desenvolvimento de uma criança, o que buscamos compreender é “até onde a criança já chegou”. Pensamos no que ela já faz sozinha, sem ajuda de um adulto. Para Vygostky esta capacidade de realizar uma tarefa de forma independente é denominada de nível de desenvolvimento real. Além desse, existe o desenvolvimento potencial, ou seja, aquilo que a criança consegue realizar com a ajuda do adulto ou de outra criança mais capaz. A partir destes dois níveis, Vygostky define a zona denominada de desenvolvimento proximal. Ela se refere ao “caminho que o indivíduo vai percorrer para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas, estabelecidas no seu nível de desenvolvimento real”. (Oliveira, Marta Kohl). É neste cenário que trabalhamos com nossos alunos, realizando inúmeras intervenções, provocando avanços que não aconteceriam espontaneamente. As crianças são organizadas, semanalmente, em três grupos de acordo com o seu desenvolvimento real (alfabético, silábico e pré-silábico), promovendo os avanços no desenvolvimento de cada uma delas em seu respectivo processo de alfabetização.
-------------------------------------------------------------------------------
GRUPO PRÉ-SILÁBICO
Escrita espontânea; relacionar letras, palavras e desenhos.
Alfabeto e vogais: junção, escrita e desenho.
Confecção de um personagem do Folclore com massinha de modelar.
Escrita dos nomes dos personagens que cada aluno (a) modelou.
Pintura das sílabas iniciais: junção das letras e sílabas, formando palavras e desenho no quadro.
Leitura das palavras escritas individualmente, usando fonemas (sons das letras).
Bingo de sílabas: palavras escritas e lidas após cada sílaba encontrada e marcada na cartela, história com as cartelas.
--------------------------------------------------------------------------------
GRUPO SILÁBICO
Estudo de uma personagem do nosso Folclore, número de sílabas, sílaba inicial, recorte e colagem de sílabas formando palavras.
Bingo das cores com as letras da palavra MADRINHA, leitura e escrita de outras palavras que iniciem por M, alfabeto e vogais, junção, famílias silábicas.
Recorte e colagem de letras formando palavras.
Leitura das palavras escritas.
Escrita espontânea de palavras.
--------------------------------------------------------------------------------
GRUPO ALFABÉTICO
Leitura de frases. Recorte e colagem na seqüência correta.
Lenda do Curupira: reescrita.
Leitura e escrita de palavras com dificuldades ortográficas.
Trabalho com rimas a partir da leitura de poesias.
************marimaura************
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOLTANDO PARA DEUS Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...
-
interpretação de texto O CONSELHEIRO Contam que um certo lavrador possuía um burro que...
-
SAIBA COMO EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA Precisamos preservar o meio ambiente economizando água e evitando o desperdício. Para contribuir com...
-
Esquizofrenia: vivendo dentro e fora da realidade “Nunca soube diferenciar muito bem o que eu vivia de verdade e o que eu inventava”. Diva O...
Nenhum comentário:
Postar um comentário