PROJETO
“Cuidando de mim, dos meus pertences e da minha vida ”
Preparar o educando para a vida adulta, sabendo economizar e zelar por seus pertences
Levar o educando a perceber-se como parte da sociedade escolar.
Diminuir a incidência de pertences extraviados
Levar o aluno a valorizar a sua escola
Orientar os colegas sobre atitudes de cuidado com o espaço escolar e os pertence
Abertura do projeto com a música tema do projeto e explicação de como cuidar da mochila, da
sala e da escola:
MÚSICA:MENINAS: Separar, ordenar, limpar, oyê!
MENINOS: É o caminho que nos leva a descobrir onde estão as meninas.
O segredo dos MENINOS: A mochila como mágica sorrir... ir... ir
Os alunos deverão percorrer a escola com a professora, analisando o que esta fora do lugar. Ex:
roupas perdidas, papel no chão, banheiros mal cuidados, utilização inadequada de papel toalha...
Neste momento o professor regente estará explicando a maneira correta de cuidar de todos os
espaços da escola
Em sala será feito um registro do que foi observado e de sugestões das crianças para medidas de
ação, visando a melhoria do espaço escolar.
Os alunos da 1ª série e 1º ano passarão nas demais turmas, orientando sobre cuidados com a
escola e com materiais, como por ex: a personalização de todos os objetos pessoais.
Confecção de cartazes e placas que serão fixados nos murais, salas, cidade mirim, etc. como
alertas : “ Apague a luz ao sair”, “ Cuide com carinho dos animais” “ Não deixe suas coisas
espalhadas”, Você não está esquecendo nada...
Esporadicamente os alunos da 1ª série e 1º ano deverão passar nas demais salas, com possíveis
materiais perdidos, cobrando a personalização e o cuidado
Combinar com os representantes de turma que ao final do dia seja feita uma revisão nos
materiais, na sala, para evitar esquecimentos
Verificar com as zeladoras quais as turmas que estão perdendo mais matérias na sala, riscando
mesas ou murais ou não cuidando da higiene do ambiente e realizar orientações específicas com
essas turmas
Será marcado um dia para que os alunos do colégio troquem de turma
para falar sobre o projeto
Faremos uma caixinha( sapato) em sala de aula para colocarmos durante a tarde ( manhã) os
lápis, borrachas, apontadores... que encontrarmos no chão e no final da tarde o aluno vem
procurar o que é seu, assim verificaremos quem não está cuidando dos seus pertences
Fazer montagem de situações de coisas fora do lugar. Ex: brinquedos no pátio, pratos no chão,
etc
Contar a história “ A mochila e o 5 S”, trabalhando semanalmente a organização das mochilas dos
alunos
No dia combinado com a turma, que poderá ser feito no horário de literatura, iniciaremos
cantando a música enquanto a mochila for sendo organizada. Neste dia os alunos poderão fazer o
registro na agenda para os pais, contando como estava sua mochila e como ficou após a
organização
Poderá ser combinado 1 dia por semana para exercitar o 5 S em casa, no seu quarto, e então os
pais poderiam fazer um registro na agenda para a professora
Mensalmente, convidaremos uma turma para fazer a organização da mochila, sendo orientados
Marcar uma visita a casa de um aluno para aprender a cuidar das coisas da casa , como cuidar
do guarda-roupa, cozinha, etc
Identificar os materiais com durex colorido. Cada cor corresponde a 1 disciplina, pintar na
agenda o horário usando as cores combinadas
Os pertences perdidos serão repassados para a 8ª série na Rádio Atuação
Organização de: minha lancheira e sacolinha de higiene (chamar cozinheira)
Palestra de como usar o banheiro ( uma faxineira)
Cada sala convidará, através do dia marcado pelas regentes da 1ª série e 1º ano, uma mãe ou pai
para falar da importância da organização em “mim”
No encerramento do projeto, faremos um teatro da história
Realizar situações como: organizar a sala interativa, almoxerifado, caixas de brinquedo
Sugestão de lembrança para o final do projeto: Cestinho de plástico para colocar roupas sujas no
quarto
TEMA
“Cuidando de mim, dos meus pertences e da minha vida ”
Objetivo :
Preparar o educando para a vida adulta, sabendo economizar e zelar por seus pertences
Levar o educando a perceber-se como parte da sociedade escolar.
Diminuir a incidência de pertences extraviados
Levar o aluno a valorizar a sua escola
Orientar os colegas sobre atitudes de cuidado com o espaço escolar e os pertence
Objetivo geral
Despertar no aluno atitudes de responsabilidade e cidadania, zelando pelo bem comum.
Desenvolvimento:
Abertura do projeto com a música tema do projeto e explicação de como cuidar da mochila, da
sala e da escola:
MÚSICA:MENINAS: Separar, ordenar, limpar, oyê!
MENINOS: É o caminho que nos leva a descobrir onde estão as meninas.
O segredo dos MENINOS: A mochila como mágica sorrir... ir... ir
Os alunos deverão percorrer a escola com a professora, analisando o que esta fora do lugar. Ex:
roupas perdidas, papel no chão, banheiros mal cuidados, utilização inadequada de papel toalha...
Neste momento o professor regente estará explicando a maneira correta de cuidar de todos os
espaços da escola
Em sala será feito um registro do que foi observado e de sugestões das crianças para medidas de
ação, visando a melhoria do espaço escolar.
Os alunos da 1ª série e 1º ano passarão nas demais turmas, orientando sobre cuidados com a
escola e com materiais, como por ex: a personalização de todos os objetos pessoais.
Confecção de cartazes e placas que serão fixados nos murais, salas, cidade mirim, etc. como
alertas : “ Apague a luz ao sair”, “ Cuide com carinho dos animais” “ Não deixe suas coisas
espalhadas”, Você não está esquecendo nada...
Esporadicamente os alunos da 1ª série e 1º ano deverão passar nas demais salas, com possíveis
materiais perdidos, cobrando a personalização e o cuidado
Combinar com os representantes de turma que ao final do dia seja feita uma revisão nos
materiais, na sala, para evitar esquecimentos
Verificar com as zeladoras quais as turmas que estão perdendo mais matérias na sala, riscando
mesas ou murais ou não cuidando da higiene do ambiente e realizar orientações específicas com
essas turmas
Será marcado um dia para que os alunos do colégio troquem de turma
para falar sobre o projeto
Faremos uma caixinha( sapato) em sala de aula para colocarmos durante a tarde ( manhã) os
lápis, borrachas, apontadores... que encontrarmos no chão e no final da tarde o aluno vem
procurar o que é seu, assim verificaremos quem não está cuidando dos seus pertences
Fazer montagem de situações de coisas fora do lugar. Ex: brinquedos no pátio, pratos no chão,
etc
Contar a história “ A mochila e o 5 S”, trabalhando semanalmente a organização das mochilas dos
alunos
No dia combinado com a turma, que poderá ser feito no horário de literatura, iniciaremos
cantando a música enquanto a mochila for sendo organizada. Neste dia os alunos poderão fazer o
registro na agenda para os pais, contando como estava sua mochila e como ficou após a
organização
Poderá ser combinado 1 dia por semana para exercitar o 5 S em casa, no seu quarto, e então os
pais poderiam fazer um registro na agenda para a professora
Mensalmente, convidaremos uma turma para fazer a organização da mochila, sendo orientados
Marcar uma visita a casa de um aluno para aprender a cuidar das coisas da casa , como cuidar
do guarda-roupa, cozinha, etc
Identificar os materiais com durex colorido. Cada cor corresponde a 1 disciplina, pintar na
agenda o horário usando as cores combinadas
Os pertences perdidos serão repassados para a 8ª série na Rádio Atuação
Organização de: minha lancheira e sacolinha de higiene (chamar cozinheira)
Palestra de como usar o banheiro ( uma faxineira)
Cada sala convidará, através do dia marcado pelas regentes da 1ª série e 1º ano, uma mãe ou pai
para falar da importância da organização em “mim”
No encerramento do projeto, faremos um teatro da história
Realizar situações como: organizar a sala interativa, almoxerifado, caixas de brinquedo
Sugestão de lembrança para o final do projeto: Cestinho de plástico para colocar roupas sujas no
quarto
Nenhum comentário:
Postar um comentário