Rio Buranhém Pense em tudo de bom que já ouviu falar de Porto Seguro e da Costa do Descobrimento; subtraia por tudo que já ouviu de ruim: Isso é Arraial d’Ajuda. |
Charmoso e democrático, esse distrito de Porto Seguro tem 18 mil habitantes e reúne os principais atrativos de suas vizinhas Porto Seguro e Trancoso, com vantagens: não tem o agito excessivo e o turismo maciço da primeira nem os preços salgados da segunda.
Nos anos 1960 e 1970, quando o vilarejo foi descoberto por uma geração hippie, a região chamava atenção pela exuberância natural, mas padecia de falta de estrutura. Em três décadas, o lugar se reinventou.
Arraial soube conjugar seu passado de aldeia "paz e amor" e as influências e anseios dos turistas estrangeiros e brasileiros.
O resultado está lá para quem quiser ver: gastronomia com influências internacionais e uma sofisticada variedade de opções de lazer e de hospedagem. E sem perder o charme e um jeito autêntico de arraial.
Onde tudo começou.
Dizem os historiadores locais que o nome Arraial d'Ajuda foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aportaram na região da Bahia em 1549, com as naus Conceição, Salvador e Ajuda
Cosmopolita, rusticamente charmosa e repleta de belezas naturais, esta “vila” que mais parece uma pequena cidade (peculiar e totalmente diferente do município a qual pertence, Porto Seguro) é destino obrigatório para quem quer fazer uma viagem Vip de pura diversão e charme !
Esqueça dos hippies que a descobriram na década de 70. Hoje pessoas do mundo todo e de todas as idades, mas principalmente os jovens, aportam por lá.
Esqueça também da Lambada, Lambaeróbica ou do Axé music, agora o Arraial é de todos os ritmos.
A “Bróduei” (o nome da rua baiana se escreve assim mesmo e não Broadway como a americana) já não é mais o Point.
A Estrada do Mucugê (ou Rua do Mucugê) é que se transformou no retrato deste especial cantinho do Brasil. Muita cor, os mais originais artesanatos, cozinha variada típica e internacional, bares transadíssimos, galerias (como o Beco das Cores), shoppingzinhos, verde e, ao seu término... exuberantes praias de águas mornas e transparentes, emolduradas por falésias e coqueirais.
Tudo em meio à Mata Atlântica, com direito ao canto e visita constante dos pássaros.
A exuberância nos deixa extasiados . Ótimo local para passar férias , descansar, agitar.
Mariamaura
Um comentário:
Cheguei de Porto Seguro essa semana. Estive em Arraial...
Lindas fotos!
Postar um comentário