segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A desigualdade entre os gêneros sexuais



A desigualdade entre os gêneros sexuais é notória. O preconceito que tange o tratamento que, até os dias atuais, é dispensado à mulher é inquestionável. Esta específica desigualdade, no entanto, não é a única existente na sociedade. O desequilíbrio em relação às perspectivas de direito, que decorre de uma desigualdade absolutamente egoísta, que privilegia alguns एम् detrimento de outros, assola inúmeros outros gêneros .


ARISTÓTELES censurava os espártacos por sua tolerância com as mulheres, inclusive atribuiu a decadência de Esparta à liberdade que se deu às mulheres। A mulher era proibida de sair de casa; era privada do direito a instruir-se (estudar). Em nada participava que fosse vida pública. Era, a mulher, tão desprezada,...A mulher igualava-se a um objeto qualquer, pois vendia-se e comprava-se em mercados específicos. Na Grécia Antiga, a exceção era Esparta, onde a mulher desfrutava de uma situação pouco melhor, devido à ocupação permanente dos homens nas guerras.A mulher não tinha o direito à propriedade, pois ela própria era propriedade do homem, e por isso não era dona nem das suas roupas! Às vezes, um homem presenteava seu amigo com uma mulher (escrava)!


A repressão que ao longo dos tempos se instalara em relação à mulher, sofreu forte golpe a partir do final do século XIX. As brutalidades às quais foi o sexo feminino submetido fez eclodir um movimento emancipatório suscitado em todos os cantos do planeta. Não tardou para que muitos direitos da mulher fossem reconhecidos. A Nova Zelândia estendeu o direito ao voto para as mulheres, em 1.893, a Alemanha em 1.918, a Suécia em 1.919, os EUA em 1.920, o Canadá em 1.940, a China em 1.949, a Índia em 1.950, o México em 1.953, Suíça em 1.971, Iraque em 1.980 e a África do Sul em 1।994. No Brasil, o direito ao voto feminino somente foi inserido na Constituição de 1.934, durante a era Vargas.


As dificuldades, porém, em se obter a igualdade tão almejada pela mulher, ainda persistem, o que deixa sinalizado que é longo o caminho a ser percorrido até que ela seja conquistada em sua plenitude.


*********Marimaura**********

domingo, 26 de outubro de 2008

Uma meditação para a vida real


Uma meditação para a vida real da humanidade, requer de todo cidadão uma ótica pautada na igualdade, até porque os sentimentos do ser humano deve ser levando em conta em primeiro lugar।


Meditando sobre a vida, sobre a importância benéfica da meditação coletiva para anular as vibrações mentais nocivas lançadas no Universo:


“Você sabe o que acontece com as vibrações mentais ruins, tais como a ira, o ódio, a hostilidade, o rancor, o ressentimento etc।, que às vezes a sua mente emite?


Essas vibrações mentais destrutivas, em vez de se desfazer, vão se espalhando em várias direções do Universo, do mesmo modo que os vapores d’água não desaparecem e se espalham pela atmosfera।
अ força da mente é uma espécie de energia। E, de acordo com o princípio da conservação da energia (segundo o qual a energia não pode ser destruída, mas sim transformada), as vibrações mentais não se apagam e, temporariamente, espalham-se em várias direções। Assim, as vibrações mentais de ira, ódio, despeito, hostilidade, maldição etc।, emitidas pelas pessoas, espalham-se por toda parte do mundo, assim como os vapores d’água sobem da superfície da Terra e se espalham pela टेरर।
अत्मोस्फेरा।
E, do mesmo modo que os vapores d’água espalhados na atmosfera, ao alcançarem determinada altitude, juntam-se, condensam-se e formam nuvens, as vibrações mentais nocivas, hostis e destrutivas acabam agrupando-se por afinidade e tornam-se um perigo para a humanidade। (...) "Para evitar tal catástrofe, é preciso neutralizar e afastar essas ‘nuvens’ destrutivas, e o melhor meio para conseguir isso é esforçarmo-nos ao máximo para cultivar o amor, que é o sentimento oposto ao ódio, à hostilidade, à ira, ao rancor e a outros de natureza destrutiva। (Seicho-No-Ie )
"Para efetuar uma mentalização conjunta em prol do bem-estar da humanidade Independentemente da sua opção religiosa ou filosófica com mentalização,todos os dias, façam uma meditação, mentalizem palavras de amor e paz, reflita sobre tudo o que você fez durante o dia, agradeça ao criador pelo dom da vida, pelos sentidos em perfeiçao, existem tantas pessoas que não vêem, não falam, não ouvem ,não sentem nada, vivem largados em uma cama de hospital,não conseguem nem levantar a mão, enquanto que nós temos tudo em perfeito estado, cerca de cinco minutos de suas orações ou práticas meditativas que realizam todos os dias”।


Participemos desta corrente visando neutralizar todas as vibrações negativas que pairam sobre a Terra e propõe-nos a realização de uma Oração Conjunta de Amor à Humanidade।Para participar, basta que, independentemente do local onde esteja, todos os dias, no horário das 18 horas (6 da tarde), realize por alguns instantes a सेगुंते oração:


O Amor de Deus preenche toda a face da Terra e desfaz todos os sentimentos contrários ao amor. Todos os povos do mundo são vivificados pelo Amor de Deus e amam-se uns aos outros. A partir deste momento, não haverá mais vibrações destrutivas como a ira, o ódio, o rancor e a hostilidade”.




sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Quatro pilares da educação do futuro:


A UNESCO, em seu Programa Aprender para o século XXI, como muitos de nós já sabemos, enfatiza quatro pilares da educação do futuro:


Aprender a conhecer;


Aprender a atuar,


Aprender a viver juntos;


Aprender a ser।


Entretanto, com a ousadia e coragem de propor, elaborei um outro pilar para o conhecimento: APRENDER A AMAR। Neste trabalho discuto que precisamos, todos, redimensionar nossas ações e práticas cotidianas, com o expresso desejo de nos colocarmos em postura amorosa com o mundo, conosco mesmo e com os outros. Um texto, de autoria por mim desconhecida, encaminha este pensar:


Dorme em mim,

Desperta em mim, brota em mim,

Morre em mim, nasce em mim।

Meu corpo é seu templo।

O amor faz em mim morada:

Sem o amor minha vida é nada।

Sem amor, eu sou só, ninguém।

Sua luz brilha em meus olhos,

Seu perfuma exala em meus poros,

Suas flores enfeitam minha estrada।

Hoje eu desejo, compreendo e quero,

Que todo o mundo entenda:

Sem o amor, não há saída,

Não há como se ter VIDA।”


A Interconectividade necessária na teia da vida।

“A realidade é mutável, pulsante, abre-se e fecha-se।


(...) abre-se com uma palavra, com um gesto,com uma decisão, com um ato, e fecha-se com algo que se perde”.J.D. Nasio


Que sejamos construtores da paz !

Que sejamos éticos, capazes de transformar a sociedade com atitudes de amor !

Que o diálogo seja uma das grandes ferramentas para a promoção da PAZ .









quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cultura de Paz


A Declaração dos Direitos da Criança, proclamada em 20 de novembro de 1959 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, constitui uma enumeração dos direitos a que, segundo o consenso da comunidade internacional, faz jus toda e qualquer criança। Aos pais, às organizações voluntárias, às autoridades locais, aos governos e a todos os indivíduos, apela-se no sentido de reconhecer os direitos enunciados visando ao empenho efetivo para sua concretização e observância।


A Declaração dos Direitos da criança

A Declaração dos Direitos da Criança, proclamada em 20 de novembro de 1959 pela Assembléia Geral das Nações Unidas, constitui uma enumeração dos direitos a que, segundo o consenso da comunidade internacional, faz jus toda e qualquer criança। Aos pais, às organizações voluntárias, às autoridades locais, aos governos e a todos os indivíduos, apela-se no sentido de reconhecer os direitos enunciados visando ao empenho efetivo para sua concretização e observância।


A Declaração dos Direitos da Criança Abordando a cidadania para a conquista da paz, Milani (2000) aponta as restrições decorrentes de uma postura reativa, na qual cobram-se direitos e exigem-se soluções de problemas sociais pelo governo, ressaltando a necessidade de se exercer uma cidadania proativa, definida como uma postura individual caracterizada pelo exercício consciente de seus direitos e deveres, pela participação ativa no processo de busca de melhorias coletivas e pela responsabilidade para com tudo o que afeta a sua vida e/ou as vidas de outras पेस्सोअस

A declaração dos direitos da criança aborda

A Declaração dos Direitos da Criança Abordando a cidadania para a conquista da paz, Milani (2000) aponta as restrições decorrentes de uma postura reativa, na qual cobram-se direitos e exigem-se soluções de problemas sociais pelo governo, ressaltando a necessidade de se exercer uma cidadania proativa, definida como uma postura individual caracterizada pelo exercício consciente de seus direitos e deveres, pela participação ativa no processo de busca de melhorias coletivas e pela responsabilidade para com tudo o que afeta a sua vida e/ou as vidas de outras pessoas.
A paz passa a ser construída nas ações e interações cotidianas, das mais simples às mais elaboradas, envolvendo as relações consigo, com o outro e com o ambiente, caracterizando um movimento não reduzido ao ‘combate à violência’, mas ampliado à ‘promoção da cultura da paz’.


Psicopedagogia em ação


A Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação que lida com o processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia
Todos sabemos dos péssimos resultados em educação no Brasil। Nosso paradigma tem sido regido pela "tríade sagrada" Piaget-Freire-Vygotsky com participações menos vigorosas de outros modelos. Você considera que existe relação de causa e efeito entre este paradigma e os resultados ruins? Ou seja, será que os resultados obtidos por anos de aplicação destes meios está relacionados com os resultados?


O que é mais importante em uma escola: matérias e conteúdo ou que o aluno aprenda a pensar?




Com tantas opções de escolas e propagandas que parecem não diferenciá-las, os pais vêem-se diante de inúmeras dúvidas. O que levar em conta quando se fala de ensino? O que vale mais: a escola dos conteúdos, cuja meta principal é o ensino de conceitos, com uma pesada carga de informação ou aquela que privilegia o pensar, o refletir do aluno? Esse questionamento ocorre porque as famílias demonstram incoerências e mudam sua postura ao longo dos anos. Quando as crianças são pequenas, os pais se encantam com propostas de ensino em que seu filho se expresse, busque respostas, questione. À medida em que o tempo passa, começa surgir uma espécie de desconforto: "onde estará o conteúdo? Será que essa escola preparará meu filho para o vestibular? O colégio era ótimo quando meu filho era pequeno, mas agora, não atende às necessidades" dizem os pais.Pensar no futuro é refletir sobre o presenteO que significa preparar bem uma criança ou adolescente para o mundo que virá? O que é prioritário? Para responder a isso, não é necessário nenhum exercício de futurologia. Simplesmente leve em conta o mundo de hoje, com suas velozes e profundas transformações e o que ele tem exigido de todos, pessoal e profissionalmente. Não se esqueça de que educação é um processo gradativo e a longo prazo. O que for plantado, desde cedo, germinará posteriormente. Por isso, é importante que haja uma certa coerência, ao longo dos anos, quanto a aspectos básicos.


A partir de uma determinada fase da vida de seus filhos, os pais começam a se preocupar com o futuro। A escola, embora seja o momento inicial desse percurso, representa a base do que virá posteriormente e o mercado de trabalho torna-se uma das grandes preocupações das famílias. Quando procuram por bons profissionais, as empresas esperam: autonomia, flexibilidade, rapidez na busca de soluções, criatividade, dinamismo, iniciativa, espírito de liderança, trabalho em equipe, experiência prática na área de atuação, persistência, visão geral de outras áreas, fluência em idiomas, conhecimento tecnológico, entre outras tantas. Ufa! São palavras que delineiam um profissional quase perfeito.


A maioria dessas expressões não remete ao conhecimento acadêmico, formal, em que o volume de conteúdo seja o ponto de referência। Mesmo porque, mais importante do que a informação propriamente dita é saber que o profissional tem condições de chegar a ela. A escola deveria ser o espaço para desenvolver habilidades de pesquisa, que abrangem o onde e o como buscar, a leitura crítica e eficiente, selecionando dados, a capacidade de estabelecer relações, comparações, deduções. Enfim, habilidades que tornem seu filho autônomo na busca pelo conhecimento.


Maria Maura







quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Soberba e Arrogância !!!


Muitas vezes somos levados a nos apropriar da arrogância e da soberba no afã de mantermos intactos os nossos propósitos।


O que é a arrogância?

Seria algo bom, algo útil, que nos possa propiciar benefícios?
Ao examinarmos a Palavra de Deus podemos chegar a conclusões que saltam à nossa imaginação। Podemos ver que Deus odeia a arrogância, pois na sua Palavra temos: “…a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio”(Pv. 8:13).


O homem pode viver arrogantemente, agindo soberbamente, porque tem sobre si o livre arbítrio concedido por Deus.

No entanto, chegará um dia em que tudo cairá por terra, conforme vemos nas profecias do Profeta Isaías: “E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só o SENHOR será exaltado naquele dia”(Is। 27). Ainda temos: “E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos”(Is. 13:11).

A arrogância isola o homem dentro de seu grupo, tornando-o soberbo, altivo, cheio de si mesmo e nesse caminho o homem perde a sua identidade social e o resultado será o fracasso sem que haja quem o ajude a se levantar.
Ser arrogante é ser inaceitável, insuportável, inconseqüente, naufragado na densa escuridão da solidão que somente tristezas e dissabores trazem ao homem. Lançar mão desse recurso é algo tão perigoso como mergulhar num profundo abismo de incertezas, onde não se sabe onde vai chegar।


O que significa soberba?

arrogância, orgulho, presunção, vaidade, vanglória।


A soberba é a tendência de um indivíduo para um modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e do prazer.Seus bens são seu modo de existência pessoal e, em conseqüência, sua vida essencial.Pode ser associada à luxúria, altivez e apresenta certo nível de presunção exagerada para com bens materiais. Freqüentemente um indivíduo com essas tendências também apresenta vaidade e arrogância, juntamente com orgulho demasiado pelas próprias capacidades e eventuais realizações, sempre associadas aos bens tangíveis, ao luxo.
Em qualquer dos casos, recomendamos que se buscasse o equilíbrio, evitando-se os exageros, os extremismos, para não correr o risco de mergulhar no mundo cruel da arrogância, levando-nos a um círculo vicioso que longe está de nos orientar em nossa vida.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Viva um dia de cada vez...


Doação de Órgãos, Amor além da vida!!!


Os órgãos da adolescente Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, devem beneficiar pelo menos cinco pessoas que aguardam na fila de transplantes, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde do estado de São Paulo.

A família autorizou a doação dos órgãos após ser constatada a morte encefálica da garota na noite do sábado (18)। Eloá foi atingida com um tiro na cabeça, na sexta-feira (17), após ter sido feita refém por 100 horas pelo ex-namorado Lindemberg Alves, de 22 anos.
O coração foi o primeiro órgão a ser retirado da jovem e já foi transplantando em uma mulher। Segundo os médicos, a operação foi um sucesso. A paciente que recebeu o órgão faz aniversário hoje, o presente mais lindo que ela já recebeu na vida. A dor de uns fazem a alegria de outros, mas a partir do momento em que a família de Eloá decidiu doar seus órgãos , decidiram que ela continuaria viva em outras pessoas,.........é o amor além da vida, da vida de uma garota , que morreu e poderá dar vida a 05 pessoas, é o maior ato de amor humano.



Dentre os sublimes avanços da medicina, na incessante busca de amenizar sofrimentos físicos, das pessoas, um que tem se mostrado dos mais vitoriosos é o que cuida dos transplantes de órgãos। E, obviamente, para que haja um transplante de órgão, há que haver, precedendo-o, sua disponibilidade.

A utilização de órgãos de doadores tem sido a solução mais promissora para o problema da demanda excessiva. O problema inicial foi o estabelecimento de critérios para caracterizar a morte do indivíduo doador. A mudança do critério cardiorrespiratório para o encefálico possibilitou um grande avanço neste sentido. Os critérios para a caracterização de morte encefálica foram propostos, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina através da resolução CFM 1480/97. Na doação de órgãos por cadáver muda-se a discussão da origem para a forma de obtenção: doação voluntária, consentimento presumido, manifestação compulsória ou abordagem de mercado. Existem hoje no Brasil, diversas Associações Médicas, ONGs e movimentos independentes que trabalham incansavelmente para melhorar esse panorama.
Grande polêmica em torno deste projeto reside na doação presumida de órgãos, doar um órgão é um ato de amor e solidariedade Além de ser, esta, uma verdadeira educação para a vida e para a cidadania। ... A maior prova de amor é doar a vida a seu irmão. ...


Levando a chama da conscientização na busca de um mundo melhor...

Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade...Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgate-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado।Doar órgãos é um ato de amor, solidariedade, respeito à vida e até de desapego, porque muita gente tem o discurso do medo..... medos religiosos... Enfim doar os órgãos é um ato de amor, de desprendimento, de consciência e de multiplicação da vida। Afinal a partir dos órgãos que já não servem mais a quem estiver morto, várias vidas poderão ser salvas e recomeçar... ।Não só de amor, mas de responsabilidade social.Isso deveria ser uma obrigação de todo cidadão. Deveria virar lei, muitas leis são criadas...

Hoje, o corpo humano valoriza-se extraordinariamente e todos os seus elementos se tornam sinônimo de esperança e solidariedade। Torna-se dia a dia mais utilizável por outrem, mais capaz de contribuir para que corpo de outrem possa tratar-se, ou muitas das vezes salvar-se. Não se limitando a uma mera intervenção terapêutica (pelo menos na óptica do doador) os transplantes refletem importantes questões éticas em torno da experimentação do corpo humano, das próprias decisões políticas em matéria de saúde, e num campo mais vasto, coloca-nos questões fundamentais em torno do principio da dignidade humana.

A posição da Igreja Católica acerca da doação de órgãos de pessoas com morte encefálica comprovada classifica a atitude “um gesto de amor fraterno” em favor da vida e da saúde। “Trata-se de uma prova de solidariedade, grandeza de espírito e nobreza humana”

A afirmação de uma cultura da vida e da solidariedade

Do ponto de vista da fé cristã, a doação de órgãos se inscreve entre aqueles atos cujo sentido profundo é afirmar uma cultura da vida e da solidariedade। Órgãos vitais que se corromperiam em cadáver são ofertados e transferidos para salvar vidas e comunicar saúde e alegria de viver। Estabelece-se, assim, uma corrente de vida que confronta a morte, como os meios que nos são possíveis.
Ato de amor
Quando alguém se dispõe a ofertar seus próprios órgãos, ou quando parentes autorizam a retirada de órgãos para transplante, estamos diante de ato de amor, cuja motivação é a solidariedade e o interesse de salvar e promover a vida. Um órgão corporal é sempre algo que faz parte da pessoa, mediação pela qual a personalidade espiritual se realiza e se manifesta. Não se trata de coisa simplesmente material, como se fosse objeto qualquer. Antes, trata-se de parte do corpo através da qual a dimensão espiritual do ser humano se realiza e se expressa na vida. Doar um órgão não é simplesmente doar "alguma coisa", é ofertar algo de si. Ora, estamos diante daquilo que é a expressão maior do amor, "dar a própria vida" para que outros tenham vida, Disso, o modelo acabado é a doação total de Jesus (cf। 10,
Somos o corpo de Cristo


Por que seria estranho doar e receber órgãos se, como nos ensina o Apóstolo Paulo, somos membros uns dos outros, constituindo o único Corpo cuja cabeça é o próprio Cristo? (cf। 12, 12-27). O mundo criado, segundo o propósito divino, já foi estruturado para realizar-se como um complexo "organismo" solidário do qual todos os seres são partes integrantes, irrigadas por um misterioso dinamismo de unidade da pluralidade (cf. Cl 1, 15-19) e impulsionadas num processo que as dirige à consumação dessa mesma unidade, conforme nos ensina a Carta aos Romanos cap. 8, 18-25.

A afirmação da "comunhão dos santos"
Outro elemento fundamental da fé cristã é a negação da "individualidade" como algo separado em relação aos demais seres humanos e do universo। É claro que somos, de algum modo, uma "coisa" ao lado de outras coisas. Nesse sentido, somos "indivíduos", com fronteiras definíveis em relação a outros elementos do universo. Mas, ao mesmo tempo, somos parte de um todo. Entre cada qual de nós e a totalidade do universo há uma profunda ligação de "parentesco" e de complementaridade. O ser humano é feito do mesmo tecido do mundo. A novidade é que em nós o mundo material toma consciência de si mesmo. Somo o mundo que sabe de si (inteligência) e é capaz de abrir-se ao diálogo (amor). Enquanto pessoas somos essencialmente relações entre nós e com a totalidade do seres. O "milagre" humano é que, mediante o corpo, estabelecemos vínculos de intimidade e de presença no próprio interior de outros seres humanos. Para a fé cristã isso é a "comunhão dos corpos", isto é, ninguém está isolado, estamos misteriosamente vinculados umas pessoas às outras e com o universo, de tal modo que formamos um único todo. A eventual presença de órgãos de alguém em outrem é inteiramente coerente com essa convicção profunda de que não há nem um ser que esteja separado dos demais. Na verdade, o universo é uma complexa e variada combinação de energia. As fronteiras entre os corpos, aparentemente tão nítidas, têm muito de ilusão. De fato, estamos todos os seres em continuidade profunda, como se o universo fosse um grande e único "corpo".

Critérios de ética médica
Portanto, do lado de quem doa, ofertar órgãos para transplante é um dos gestos de mais alta expressão ética, pois é gesto de amor e de afirmação do valor da vida। Mas não basta doar, faz parte de nosso dever de cidadania zelar para que critérios de ética médica sejam preservados: qualquer órgão só pode ser retirado de alguém se o próprio doador o consentir, ou, em caso de morte, se parentes ou pessoas responsáveis derem claro consentimento; a doação tem de ser gratuita, a própria palavra o diz, não podendo ser degradada a transação comercial, pois, além de não se tratar de mercadoria, isso poderia ter terríveis conseqüências, como se pode verificar no comércio clandestino de órgãos, alimentado inclusive pelo assassinato deliberado até de crianças; a escolha das pessoas receptoras tem de obedecer a critérios objetivos, sendo prioritários a necessidade, o grave risco de vida e a posição na "lista de espera", do contrário, se cairia facilmente na malha de sistema de privilégios, inclusive financeiro; para a retirada de órgãos é preciso que seja confirmada a morte da pessoa doadora, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ciência médica - atualmente, a morte encefálica.
Não há muito que dizer sobre isso, apenas que a ignorância leva a tomada de decisões erradas e preconceituosas por parte do doador e da família, que não procura saber nem se interessa em se informar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos। Ler es notícias me alertam sobre a necessidade de informar e convencer meus familiares sobre a doação de meus órgãos e tecidos caso isso seja possível, portanto, se você se considera um doador, não se iluda deixando isso por escrito ou registrado em algum lugar, quem decide isso é a sua família, converse com एल्स...
Sem dúvidas que sim, pois se ele não pode viver, que outra pessoa possa se beneficiar da existência dele no mundo... Acho que é o mínimo a ser feito, pois mesmo diante da dor da perda de um ente querido, temos que pensar que outras pessoas também estão sofrendo, contudo para elas ainda resta uma esperançअ.

Não é uma decisão fácil para a família, mas se pensar em quantas vidas pode salvar acho que o sim é bem +mais provável. é preciso muita coragem e altruísmo para se doar um órgão de um parente que acaba de falecer, e não podemos nos esquecer dos doadores vivos que abrem mão de si mesmos para salvar uma vida, que Deus abençoe a todos eles.Coragem para esta família e outras em situações parecidas.

sábado, 18 de outubro de 2008

Amor ou Obsessão???...


“Só por hoje eu sou a pessoa mais importante da minha vida”
Alguns sentimentos e atitudes, quando vêm à tona com freqüência e com muita intensidade, revelam que o amor pode estar se transformando em uma obsessão।

Nos jornais e noticiários não se fala em outra coisa a não ser o seqüestro de um garota… Ela foi sequëstrada pelo ex-namorado, e que não estavam juntos a um mês…juntamente com ela a amiga। Mas o que será que deve ter causado a ação deste Rapaz? Será Amor? Não, não … existem loucuras no amor mas acho que não chega a causar isso, talvez já tenha virado uma obsessão… Pena que este rapaz não tenha consciência do que ele faz, pois se tivesse, estaria tentando reconquistá-la demonstrando seu amor... ou tentando esquece-la, percebendo que o amor acabou ou nem mesmo nasceu...Mais um romance passional.... que pena que terminou de uma forma tão trágica, que DEUS ilumine a todos os envolvidos na tragédia......isso não é amor..........

1 Sentir-se completamente responsável por outrapessoa, pelos seus sentimentos, pensamentos, necessidades, ações, escolhas, vontades, bem-estar e destino.
2 Sentir ansiedade, pena e culpa quando as pessoas amadas têm problemas.
3 Sempre querer agradar aos outros em vez de agradar a si mesma.
4 Buscar desesperadamente amor e aprovação.
5 Tolerar abusos e nãoexpressar suas emoções para não perder o amorde outras pessoas.
6 Ignorar seus problemas, desejos e necessidades ou fingir que as circunstâncias não são tão ruins.
7 Acreditar que alguém não pode viver sem você.
8 Tentar controlar eventos, situações e pessoas por meio da culpa, coação, ameaça, manipulação e conselhos, assegurando que as coisas aconteçam como você quer.
9 Sentir que precisa fazer muitas coisas para ser aceito e amado pelos outros.
1 0 Dizer sim quando quer dizer não।

Várias vezes pensei nesse assunto e diria até que é um dos temas que mais move a filosofia.O amor é um sentimento de doar-se ao outro, mas sempre respeitando os limites de tudo. O amor é aquele sentimento onde tu és de certa forma desapegado à pessoa. Tu a amas quando simplesmente se importa com ela, e quer estar do lado dela, mas sabe que se não der, também não se importa, porque o principal do amor é ver a pessoa amada feliz, ainda que seja com outro. Sei que é meio utópico dizer isso, mas a realidade é que ninguém ama de verdade... Porque o que chamamos de "amor" é um sentimento egocêntrico, apenas "tu" importas, apenas o TEU sentimento, e a tua fantasia de que aquela pessoa é a tua princesa encantada ou o príncipe azul. Eu diria que a nossa concepção de amor é muito distorcida. O verdadeiro amor visa à felicidade da outra pessoa. Deveríamos estar felizes porque quem amamos está feliz.Mas infelizmente não é assim que ocorre... Muita gente confunde amor com obsessão. Aí que vem a obsessão... Quando não conseguimos ser sozinhos ou individuais, quando precisamos sempre do outro pra vivermos nossas vidas. E isso é muito ruim! Imagina... Tu estares sempre na sombra da outra pessoa pra tudo... Não conseguir ser 1, precisando sempre ser 2 para ser completo. Sou a favor da independência. Quanto maior a independência da pessoa com relação ao seu amor, maior será o seu amor.Quando queremos aquela pessoa só para nós, não importando as consequências ou a infelicidade dessa (voltando ao assunto "ego"), isso torna-se uma obsessão, que no final não fará nem bem pra gente mesmo... Enfim... Uma questão na qual eu falaria aqui por horas e mais horas... Diria que o amor remete à independência de ficar feliz com a felicidade do outro. A obsessão remete à nossa dependência de só conseguir ser felizes quando temos tudo só pra gente, o que pode ser chamado de egoísmo.

Obsessão é quando você só pensa naquilo e em mais nada।Obsessão é quando você fica grudada no assunto, ou na pessoa, e a vampiriza.Obsessão é doença.Amor é compreensão, harmonia.,paz,serenidade.E é, principalmente, LIBERDADE!


O amor é vidaA obsessão é morteO amor é liberdadeA obsessão é prisãoO amor é curaA obsessão é doençaAmor é felicidadeA obsessão é a infelicidadeAmor é querer bem ao outro sem oprimí-loA obsessão é opressãoAmor é pensar no outro com saudadeA obsessão é pensar em sí próprio em nome do outroAmor é querer tá com o outro, sem afastá-lo dos demaisA obsessão é querer a pessoa só p/ si.Amor fortalece,enobrece, da cores a vida.A obsessão enfraquece, empobrece e ofusca a vida do amado. Enfim, o amor é tudo...E a obsessão é nada, nada além de nada.!!!Se precisar procure ajudaFreqüente grupos de apoio, que garantem anonimato e têm atendimento gratuito, é um dos caminhos mais eficazes para quem quer transformar seus padrões de relacionamento. Nesse trabalho, as pessoas compartilham suas experiências e apoiam-se mutuamente

Família e sociedade

Vivemos numa sociedade bastante complicada e a todo o momento estamos nos relacionando com os mais variados tipos de pessoas, nos mais diversos ambientes: social, familiar e profissional। Esta convivência acaba sendo desgastante e maravilhosa ao mesmo tempo, pois as diferenças se fazem presentes a todo o momento, havendo necessidade de refletirmos a respeito de alguns valores muitas vezes esquecidos pelo corre-corre agitado: tolerância, paciência, respeito, amizade, empatia, humildade.

Presenciamos na sociedade uma enorme necessidade de autoconhecimento, pois para conviver precisamos saber quem são as pessoas que estão em nosso entorno। A correria do dia-a-dia e a busca desenfreada pelo sucesso profissional acabam tornando os indivíduos insensíveis e impacientes para com tudo e todos.Conviver com as pessoas, seja no trabalho, na sociedade e no ambiente familiar, pode ser maravilhoso, mas pode causar também muitos problemas. Estas relações sociais muitas vezes nos causam estresse, incômodo e desgaste, pois a maioria das pessoas está sem paciência de compreender o outro, tão voltadas para seus problemas pessoais. Este estilo de vida desequilibrado, acaba trazendo para si muitas energias negativas, que acabam se transformando em doenças no corpo físico.As relações sociais estão, por esta razão, tornando-se complicadas. Os comportamentos das pessoas frente às dificuldades acabam desencadeando reações dos mais variados tipos e chegamos a um ponto em que necessitamos refletir sobre nossas ações, parando para escolher qual o caminho que queremos seguir: o da autodestruição ou do autoconhecimento. São muitas as possibilidades para que tenhamos uma melhor qualidade de vida, mas necessitamos dar o primeiro passo e investir nesta mudança.Para tanto, precisamos seguir alguns critérios, como o direito de aprender acolhendo a idéia dos outros, ouvindo e aproveitando tudo aquilo que achamos possível de ser realizado. Aquilo que não é aproveitável, segundo nossa opinião, deletamos e seguimos em frente. Nada de falar mal dos colegas que não estão presentes; a sinceridade deve fazer parte da nossa vida, para que a mudança possa de fato acontecer.Um cuidado redobrado com julgamentos pré-estabelecidos, pois da maneira que julgamos poderemos ser julgados e a aceitação do próximo talvez seja a mais difícil tarefa da humanidade. Por esta razão a inclusão está sendo uma das coisas mais discutidas em nossa sociedade. Este termo inclusão deve abranger não somente os portadores de necessidades educativas especiais, mas todos aqueles que de alguma forma sentem-se excluídos, seja por sua condição sócia econômica, étnica, social, opção sexual ou religiosa. Nossa sociedade quer enxergar somente aquilo que deseja e que não fuja dos padrões pré-estabelecidos por todos. As relações interpessoais são importantes, pois através da convivência com o outro descobrimos a nós mesmos, e percebemos nossos pontos fracos E é no meio familiar que iniciamos todo este processo de reconhecimento do outro e aprendemos a lidar com as futuras situações que acontecerão na nossa vida.Normalmente aquilo que nos incomoda no outro é aquilo que precisamos mudar em nós mesmos. Este conviver com o outro deve ser encarado positivamente, pois toda relação nos beneficia, desde que as vejamos como aprendizagem e uma forma de crescimento pessoal, desta forma, o autoconhecimento se faz necessário.
As famílias quando são solidamente constituídas, independentemente da classe sócio econômica, entorno social ou grau de escolaridade, contribuem de maneira significativa para o crescimento de uma sociedade। As relações entre pais e filhos, irmãos e demais parentes, os conflitos, as regras pré-estabelecidas e a cumplicidade nos tornam pessoas preparadas (quase sempre), para lidar com pessoas fora da nossa zona de conforto com mais segurança.Os indivíduos são únicos e nascem com características próprias que vão sendo moldadas ao longo da vida. Sendo a família o principal alicerce de uma estrutura que nos manterá de pé por muito tempo e se esta base for mal construída, poderemos comprometer nossas relações sociais e possivelmente teremos problemas futuros.Desde o nascimento vamos adquirindo habilidades sociais e estas vão sendo monitoradas por nossos pais, que nos orientam e nos direcionam da melhor maneira possível. Através do aprendizado familiar vamos reproduzindo padrões que serão repetidos em nosso meio social, nos tornando cidadãos prontos para lidar com as dificuldades que surgirão em nossa caminhada.Quanto ao processo do autoconhecimento a única maneira de o fazermos é pararmos para refletir sobre nossas ações diariamente. Todas as mudanças duradouras requerem tempo e muito esforço pessoal. Desta maneira, evitamos a repetição de ações que nos tragam sofrimentos. É necessário saber nossos limites e nos permitir ir até onde não desrespeitemos o espaço do outro. Falar de maneira clara, expor nossas opiniões e não usar de meias palavras.Tudo na nossa vida tem um preço e na maioria das vezes este valor é alto demais, o que demanda dor e sofrimento. Mas este sofrimento deve ser encarado como lição de crescimento e aprendizagem. Não há erros na vida, apenas lições. Não há experiências negativas, apenas oportunidades para crescer, aprender e avançar na estrada do autocontrole. Da luta vem a força. Mesmo a dor pode ser uma professora maravilhosa. (SHARMA, 2002, p.56).Devemos dedicar um tempo diariamente para cuidar de nós mesmos. Mesmo sendo uma prática difícil, quando automatizada, traz muitos benefícios para a nossa vida. Cuidamos de tantas coisas (alimentação, aparência física), mas pouco do nosso interior. Nossa casa mental muitas vezes está entulhada de pensamentos velhos, empoeirados e que nada acrescentam na nossa vida.A mesma capacidade mental que temos para pensar em coisas ruins, temos para pensar positivamente, mas poucos fazem uso deste dom. Para realizarmos qualquer coisa, em primeiro lugar, necessitamos idealizar em nossa tela mental, acreditar e partir para ação. Nada mais prazeroso do que sair da rotina vez por outra, fazer coisas diferentes, sair daquela famosa zona de conforto que tanto nos prendemos, muitas vezes por medo, outras por puro comodismo. A rotina acaba escondendo muitas descobertas que poderiam nos trazer benefícios e um ‘sangue novo’, mas nos negamos a experimentar, ousar, e acabamos não saindo do lugar. Criar exige esforço, mudança de hábitos, posturas diferentes e um autoconhecimento. Com muita maturidade devemos olhar para nós mesmos e nos perguntarmos: como sou? Como sou visto pelos outros? Desta forma encontraremos um equilíbrio entre o “eu” real e o “eu” ideal. O essencial é inatingível, e o Universo devolve tudo o que lhe oferecemos, na mesma medida. Quanto mais amor, generosidade, compreensão e compaixão transmitirmos a nossos semelhantes, mais receberemos energia – em forma de amor, generosidade, compreensão e compaixão – para continuar trabalhando num mundo melhor. (BRANDALISE JR, 2004, p.44).Depois de tomar consciência de nossos maus hábitos, devemos passar a buscar alternativas mais adequadas e ensaiar novos comportamentos até atingir aquilo que chamamos de aprendizagem. O segredo da aprendizagem está no exercício diário das ações, a fim de transformar os novos hábitos e uma rotina positiva e de crescimento pessoal, para que as pessoas que convivem conosco também se beneficiem desta mudança, gerando um campo enérgico saudável e criador. A partir disso, arregaçar as mangas e realizar esta reforma íन्तिमा.
Além das inúmeras lições que ajudam nosso crescimento pessoal, algumas sugestões devem ser diariamente perseguidas por nós. Desenvolver pensamentos positivos e seguir a nossa missão com afinco e determinação, tendo consciência que obstáculos aparecerão, buscando sempre em nós mesmos a razão para seguir em frente, com coragem, persistência e autodisciplina. Valorizar sempre o momento presente, pois ele é um presente dado por Deus. As relações interpessoais e familiares também são de suma importância, cultivando bons relacionamentos, vivendo plenamente um dia de cada vez e, acima de tudo, acreditando em nós mesmo, tendo esperança em um mundo melhor, inclusivo e de pessoas que de fato queiram fazer a diferença.Muitas vezes nos deixamos levar pela energia negativa das pessoas que desacreditam nesta mudança e acabamos sendo simplesmente conduzidos como robôs que não pensam e que apenas reagem às situações. E é contra isso que precisamos lutar. Uma luta árdua, diária e incansável e que só nos traz benefícios, pois o universo conspira em favor daqueles que andam no caminho do bem.

Jeito de Ser

Por fora a menina q muitos julgam॥ Por dentro a mulher q poucos conhecem।
se choras por nao ter visto o pôr do sol; as lagrimas nao te deixarao ver as estrelas.!* Buscai ao senhor Jesus Cristo enquanto se pode achar.Conhecerei a verdade e a verdade vos libertará. Eu não sou qualquer uma. Não sou qualquer tipo de menininha, não sou um estereotipo de garota perfeitinha. Eu sei viver e sei que pra alguém gostar de mim vai ser pelo que eu sou e não por um modelo fútil em suas próprias idéias e princípios. Não sou qualquer amiga de todos, não concorro à miss simpatia nem sou adorada por unanimidade. As pessoas têm o direito de não gostar do meu jeito. Eu não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim, nem que eu faça a falta q elas me fazem. O importante para mim, é saber que em algum momento fui insubstituível, e que esse momento será inesquecível. Quero sempre ter um sorriso estampado no rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre, e que esse sorriso consiga transmitir paz, alegria, para os que estiverem ao meu redor. Quero fechar os olhos e imaginar alguem, e ter a certeza de que esse alguem também pensa em mim, que faço falta. Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou não pelo que tenho, que me veja como um ser humano completo, que abusa demais dos bons sentimentos. e??? Mary

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Românticos Assumidos

Namoro, amor, sentimento, sexo, romance, criatividade, honestidade... quais elementos fazem parte do romance?Destituindo a imagem que romantismo tem uma série de regras para ser vivido, o intuito de abordar o romance cotidiano, o platônico, divertido, amargo ou seja lá a forma que cada um encontra para vivê-lo।Eu sou romântico sim, e você?
Para aquelas pessoas que estão longe de seus amores, passam muitos dias sem encontra-lo, que sofrem cada vez que tem q se despedir, que gostariam de ter seus amores ao seu lado todos os dias que não vivem sem elas, ou eles ,mas tem que aguentar a distancia. Creio que toda pessoa já passou por essa situação... de não conseguir se imaginar sem uma determinada pessoa, vindo a ser totalmente dependente dela...E isso não é mais forte do que o amor que eu sinto que você sente, pois o mais importante já aconteceu que foi se conhecerem ficar juntos é questão de tempo...Se o amor que vocês sentem supera até a distancia... então é amor verdadeiroO que importa não é se você está perto ou longe.Amar uma pessoa vai muito alem de dizer "Eu te amo," Amar é um sentimento mais profundo, que ocupa o seu coração, se interfere com seus pensamentos, é uma felicidade na sua vida inexplicavel. E ter um namorado(a) não é apenas poder dizer "Eu tenho um/a namorado/a," é poder ter alguem que te ame, que te dê valor, que cuida de você como você merece. Aquela pessoa que você possa chamar a sua metade, que entende tudo sobre você, Aquela certa pessoa que você pensa em passar o seu futuro.Amar? Amar é muito alem disso. Só quem ama de verdade, poderá entender."Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, porque tudo passa a acontecer dentro de nós."
A vida é o nosso bem mais precioso, é tão forte; sendo capaz de mudar omundo....Mas ao mesmo tempo é tão frágil; capaz de terminar numsegundo...Todos os momentos em nossas vidas são mágicos e cabe a cada umde nós, deixá-los mais marcantes....Seja feliz e faça alguém feliz também!!Estamos todos em busca de: amor, amizade, paz, esperança, afeto, sonhos,etc....Não importa, o que vale mesmo é sermos FELIZES...
Creio que toda pessoa já passou por essa situação... de não conseguir se imaginar sem uma determinada pessoa, vindo a ser totalmente dependente dela...mesmo brigando, sofrendo decepcões, mágoas, o fato é de não conseguir viver sem essa pessoa... por mais que tente esquecer, não sendo possível!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Um olhar real, olho no olho


UM OLHAR REAL, OLHO NO OLHO
Nada substitui um olhar real, olho no olho, o sentir um carinho na pele, andar de mãos dadas, um abraço sincero. O real não é sucedâneo do virtual, mas no mundo de hoje, as formas de se comunicar mudaram. O conhecimento e a atração entre pessoas se dava com um preponderante elemento visual. Ora era a beleza, ora o charme ou a elegância, ora a inteligência perceptível num determinado encontro social. Homens e mulheres dão importância diferente à beleza no sexo oposto. Enquanto os homens são mais atraídos pela beleza estética, as mulheres parecem dar maior importância a outros traços de personalidde dos homens. Talvez mais perspicazes do que os homens, não se deixam levar por um simples rosto bonito sem conteúdo.Interessante notar como a mudança nas formas de comunicação alteraram este padrão de conduta. Há diversos livros de psicólogos que tratam de relacionamentos surgidos por intermédio da internet. Em outras palavras, pessoas que se conhecem sem se ver. Amizades e namoros surgem entre pessoas que só vão ter contato pessoal e real depois de muitas conversas. O vínculo emocional e afetivo é criado independente contato visual, ou seja, a forma de atração muda e por consequência, a beleza se torna muito mais relativa, pois passamos a conhecer a pessoa como ela é por dentro (antes que alguém alerte sobre os perigos destes contatos, eu sei que há muita mentira e que é preciso ter cuidado, mas partamos da premissa de que as pessoas estão sendo sinceras).


A cidade de Patos de Minas surgiu na segunda década do século XIX


O surgimento da cidade
A cidade de Patos de Minas surgiu na segunda década do século XIX em torno da Lagoa dos Patos, onde segundo as descrições históricas existia uma enorme quantidade de patos silvestres. Os primeiros habitantes foram lavradores e criadores de gado, sendo muito visitados por tropeiros. O povoado, à beira do rio Paranaíba, cresceu, virou arraial e depois vila, a devota vila de Santo Antônio dos Patos.
Em 24 de maio de 1892, o presidente do estado de Minas Gerais eleva a vila à categoria de cidade de Patos de Minas. Em 1943, o governo do estado mudou o nome para Guaratinga, provocando insatisfação na população. Atendendo aos apelos populares em 3 de junho de 1945, muda novamente para Patos de Minas para distingui-lo de Patos da Paraíba, município mais antigo. Seu aniversário é comemorado em 24 de maio, ocasião em que se realiza a "Festa Nacional do Milho".
No início da década de 30, com a ajuda do governador Olegário Maciel, foram construídos simultaneamente a Escola Normal, Escola Estadual Marcolino de Barros, Fórum e o Hospital Regional. Que deram uma dimensão nas áreas de educação, justiça e medico-hospitalar.
No pós-guerra e sobretudo na década de 50, Patos registrou um notável crescimento, que fez o número de habitantes saltar de 64 mil, em 1950 para 97 mil em 1960. Um crescimento que deveria aumentar com a mudança da Capital Nacional para Brasília em abril de 60. Ao invés de uma década de triunfo, uma década de frustração. Principalmente pela emancipação política de dois importantes distritos em 1963: Lagoa Formosa e Guimarânia. Muitos patenses mudaram-se para Brasília. Que reduziu drasticamente a população, cerca de 20 mil habitantes, e o animo do povo.
Na década de 70, raiou a esperança de crescer e o município não perdeu a chance. A construção da BR-050 em 1972, da BR-365 em 1974 e a descoberta de uma gigantesca jazida de Fosfato na Rocinha abriu as portas para o desenvolvimento.
Os gaúchos implantaram suas fábricas de sementes em Patos, Agroceres em 1974, com a atividade reforçada pelo milho híbrido em 1975.
Patos de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Está situada na região intermediária às regiões do Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Considerada pólo econômico regional, lidera a microrregião do Alto Paranaíba que é composta por dez municípios. A cidade ganhou projeção nacional através da Festa Nacional do Milho realizada no mês de maio, movimentando vários setores da economia
As suas principais atividades econômicas são a agropecuária e a agricultura.
Patos de Minas ocupa uma posição privilegiada no ranking das cidades mineiras, figurando entre as 20 maiores cidades do Estado de Minas Gerais em arrecadação geral de tributos do estado e a 16ª maior cidade de Minas Gerais em população.
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e publicado pela revista Veja em 2001 apontou Patos como o quinto município com maior desenvolvimento socioeconômico, entre 1970 e 1996. Foram pesquisados cinco mil municípios brasileiros, de 50 a 500 mil habitantes. Patos é a décima segunda cidade com maior população do estado de Minas Gerais.
Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município, entre eles a localização estratégica, que liga a cidade a grandes centros comerciais como São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população
Agropecuária
A agropecuária é a principal atividade econômica da cidade de Patos de Minas.
A agricultura é bastante diversificada com produção de grãos e hortifrutigranjeiros. Os produtos que se destacam são o milho, arroz, soja, feijão, café, maracujá, tomate e horticultura.
O município e região possuem modernos sistemas de irrigação de lavouras. Patos de Minas é considerada modelo nesse sistema, com destaque até mesmo pelo página da Universidade da Califórnia, EUA.
A bovinocultura possui significativa importância econômica e social para o município, com um rebanho de 180 mil cabeças (levantamento Pref. Municipal - ano 2000). Patos também é considerada pólo nacional de genética suína, detendo 70% da tecnologia nacional em melhoramentos suínos.
O negócio no campo ganhou tanto status por aqui que mereceu recentemente reportagem de capa na Revista Exame (14 de Novembro de 2001) intitulada "Virada no Campo".
Com 442 indústrias e 2.108 estabelecimentos comerciais, o município participa com 0,38% da arrecadação do ICMS no Estado de Minas Gerais. Somando-se a outras receitas, ocupa o 19º lugar na arrecadação geral do Estado. Patos de Minas é tida como referência na prestação de serviços para diversos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A cidade de Patos de Minas surgiu na segunda década do século XIX












O surgimento da cidade
A cidade de Patos de Minas surgiu na segunda década do século XIX em torno da Lagoa dos Patos, onde segundo as descrições históricas existia uma enorme quantidade de patos silvestres. Os primeiros habitantes foram lavradores e criadores de gado, sendo muito visitados por tropeiros. O povoado, à beira do rio Paranaíba, cresceu, virou arraial e depois vila, a devota vila de Santo Antônio dos Patos.
Em 24 de maio de 1892, o presidente do estado de Minas Gerais eleva a vila à categoria de cidade de Patos de Minas. Em 1943, o governo do estado mudou o nome para Guaratinga, provocando insatisfação na população. Atendendo aos apelos populares em 3 de junho de 1945, muda novamente para Patos de Minas para distingui-lo de Patos da Paraíba, município mais antigo Seu aniversário é comemorado em 24 de maio, ocasião em que se realiza a "Festa Nacional do Milho"
No início da década de 30, com a ajuda do governador Olegário Maciel, foram construídos simultaneamente a Escola Normal, Escola Estadual Marcolino de Barros, Fórum e o Hospital Regional. Que deram uma dimensão nas áreas de educação, justiça e medico-hospitalar.
No pós-guerra e sobretudo na década de 50, Patos registrou um notável crescimento, que fez o número de habitantes saltar de 64 mil, em 1950 para 97 mil em 1960 Um crescimento que deveria aumentar com a mudança da Capital Nacional para Brasília em abril de 60. Ao invés de uma década de triunfo, uma década de frustração. Principalmente pela emancipação política de dois importantes distritos em 1963: Lagoa Formosa e Guimarânia. Muitos patenses mudaram-se para Brasília. Que reduziu drasticamente a população, cerca de 20 mil habitantes, e o animo do povo.





Na década de 70, raiou a esperança de crescer e o município não perdeu a chance A construção da BR-050 em 1972, da BR-365 em 1974 e a descoberta de uma gigantesca jazida de Fosfato na Rocinha abriu as portas para o desenvolvimento.
Os gaúchos implantaram suas fábricas de sementes em Patos, Agroceres em 1974, com a atividade reforçada pelo milho híbrido em 1975.
Patos de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Está situada na região intermediária às regiões do Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Considerada pólo econômico regional, lidera a microrregião do Alto Paranaíba que é composta por dez municípios. A cidade ganhou projeção nacional através da Festa Nacional do Milho realizada no mês de maio, movimentando vários setores da economia
As suas principais atividades econômicas são a agropecuária e a agricultura.
Patos de Minas ocupa uma posição privilegiada no ranking das cidades mineiras, figurando entre as 20 maiores cidades do Estado de Minas Gerais em arrecadação geral de tributos do estado e a 16ª maior cidade de Minas Gerais em população.
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e publicado pela revista Veja em 2001 apontou Patos como o quinto município com maior desenvolvimento socioeconômico, entre 1970 e 1996. Foram pesquisados cinco mil municípios brasileiros, de 50 a 500 mil habitantes. Patos é a décima segunda cidade com maior população do estado de Minas Gerais.
Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município, entre eles a localização estratégica, que liga a cidade a grandes centros comerciais como São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da populaçã.
Agropecuária









A agropecuária é a principal atividade econômica da cidade de Patos de Minas.
A agricultura é bastante diversificada com produção de grãos e hortifrutigranjeiros. Os produtos que se destacam são o milho, arroz, soja, feijão, café, maracujá, tomate e horticultura.
O município e região possuem modernos sistemas de irrigação de lavouras. Patos de Minas é considerada modelo nesse sistema, com destaque até mesmo pelo página da Universidade da Califórnia, EUA.
A bovinocultura possui significativa importância econômica e social para o município, com um rebanho de 180 mil cabeças (levantamento Pref. Municipal - ano 2000). Patos também é considerada pólo nacional de genética suína, detendo 70% da tecnologia nacional em melhoramentos suínos.
O negócio no campo ganhou tanto status por aqui que mereceu recentemente reportagem de capa na Revista Exame (14 de Novembro de 2001) intitulada "Virada no Campo".
Com 442 indústrias e 2.108 estabelecimentos comerciais, o município participa com 0,38% da arrecadação do ICMS no Estado de Minas Gerais. Somando-se a outras receitas, ocupa o 19º lugar na arrecadação geral do Estado. Patos de Minas é tida como referência na prestação de serviços para diversos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Nas décadas de 80 e
90 o crescimento deste setor somou mais de
130%.
*********marimaura*********

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

ENSINAR E APRENDER, A ARTE DO EDUCADOR...


ENSINAR E APRENDER, A ARTE DO EDUCADOR॥

Aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".Cora कोरालिना Educar significa promover a educação de alguém, inclusive de si próprio; também significa dar a alguém todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade। A palavra educar remete-nos à instrução, ensinamento। Mas muito mais que educar, o professor tem a difícil tarefa de aprender, e a árdua missão de se manter atualizado, principalmente nos dias de hoje, em uma sociedade predominantemente dependente da informação। Vivemos a época da comunicação. Contudo, compete ainda ao educador desenvolver uma outra habilidade, não obstante, talvez ainda mais importante que a capacidade de educar, a de ouvir. Ouvir, mais que educar, ou mesmo que pensar, sempre foi das mais difíceis tarefas para o ser humano, principalmente nos dias de hoje, com a avalanche de informações com as quais somos bombardeados continuamente, dia após dia, através dos mais variados meios de comunicação. Destaque-se aqui, a Internet.A educação deve promover o pensamento crítico, contribuindo com o desenvolvimento do cidadão, enquanto pessoa, inteligência, espírito, enfim, enquanto ser integral. E a nobre missão de trabalhar essa educação na coletividade compete ao professor, ou mais ainda, assim preferimos nos referir, ao educador. Desde a base, nas séries iniciais, até ao indivíduo supostamente consciente dos cursos superiores. Caberia, portanto, ao professor estimular esse pensamento crítico, autônomo, que possibilite a tomada de decisões sempre calcada em princípios éticos e morais. Para isso o profissional professor deve ser o primeiro a discutir seus próprios princípios, posturas, ética, moral e entender seu papel político e social, suas responsabilidades perante aos que orienta.Educar é mais que formar cidadãos, é contribuir com a formação do próprio espírito e de um indivíduo comprometido com a ética e a sociedade. Aquele que ocupa o cargo de professor deve privilegiar sempre suas atitudes e ações, mais do que suas palavras. O interessante é observarmos que aqui falamos do profissional professor, mas parece que foi escrito para pais e mães, e seus papéis como “educadores”. Talvez o papel do professor seja uma tarefa paternal, ou maternal. Professor e pais têm importante papel na formação desse sujeito, com todos os comprometimentos e virtudes discutidos anteriormente.Mas são poucos os que conseguem alcançar a excelência nesta atividade. De todos os professores que particularmente já passaram por nós, em todas as fases escolares e acadêmicas, poucos se mantêm nitidamente na memória. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro". Ser professor é uma missão, mas antes disso, é uma arte, a de congregar diferentes conceitos, discuti-los com diferentes “mundos” e idéias muitas vezes sedimentadas nos alunos, e apresentá-los de forma a promover o entendimento, pelo menos conceitualmente, já que necessariamente nem sempre aceitemos o que nos apresentam, embora concordemos com o conceito. Ser professor é orientar, e àqueles que se mantêm atentos, mais que ensinar o conteúdo da disciplina, mas conteúdos para a vida. Pelo dia do professor, parabéns a esse profissional, especialmente àquele que, mais que ensinar, sabe aprender, e aprende o que एन्सिना।
Mary



Educar significa promover a educação


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina

Educar significa promover a educação de alguém, inclusive de si próprio; também significa dar a alguém todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade। A palavra educar remete-nos à instrução, ensinamento. Mas muito mais que educar, o professor tem a difícil tarefa de aprender, e a árdua missão de se manter atualizado, principalmente nos dias de hoje, em uma sociedade predominantemente dependente da informação. Vivemos a época da comunicação. Contudo, compete ainda ao educador desenvolver uma outra habilidade, não obstante, talvez ainda mais importante que a capacidade de educar, a de ouvir. Ouvir, mais que educar, ou mesmo que pensar, sempre foi das mais difíceis tarefas para o ser humano, principalmente nos dias de hoje, com a avalanche de informações com as quais somos bombardeados continuamente, dia após dia, através dos mais variados meios de comunicação. Destaque-se aqui, a Internet.A educação deve promover o pensamento crítico, contribuindo com o desenvolvimento do cidadão, enquanto pessoa, inteligência, espírito, enfim, enquanto ser integral. E a nobre missão de trabalhar essa educação na coletividade compete ao professor, ou mais ainda, assim preferimos nos referir, ao educador. Desde a base, nas séries iniciais, até ao indivíduo supostamente consciente dos cursos superiores. Caberia, portanto, ao professor estimular esse pensamento crítico, autônomo, que possibilite a tomada de decisões sempre calcada em princípios éticos e morais. Para isso o profissional professor deve ser o primeiro a discutir seus próprios princípios, posturas, ética, moral e entender seu papel político e social, suas responsabilidades perante aos que orienta.Educar é mais que formar cidadãos, é contribuir com a formação do próprio espírito e de um indivíduo comprometido com a ética e a sociedade. Todos nós, estudantes e professores, somos sedentos por conhecimento, e ainda temos muito que aprender, isso é inconteste, e frequentemente nos alternamos em nossos papéis. Mas aquele que ocupa o cargo de professor deve privilegiar sempre suas atitudes e ações, mais do que suas palavras. O interessante é observarmos que aqui falamos do profissional professor, mas parece que foi escrito para pais e mães, e seus papéis como “educadores”. Talvez o papel do professor seja uma tarefa paternal, ou maternal. Professor e pais têm importante papel na formação desse sujeito, com todos os comprometimentos e virtudes discutidos anteriormente.Mas são poucos os que conseguem alcançar a excelência nesta atividade. De todos os professores que particularmente já passaram por nós, em todas as fases escolares e acadêmicas, poucos se mantêm nitidamente na memória. Não que os demais não tenham sido importantes, certamente o foram e contribuíram de alguma forma para o que hoje somos e para o que pensamos, mas esses professores “especiais” dos quais lembramos, marcaram por conseguir extrair mais de nós, enquanto estudante, ou mesmo aprendiz. E o fizeram com maestria, com destreza, como poucos. Eles certamente não ensinaram, eles nos fizeram aprender.Existe uma frase atribuída a D. Pedro II onde ele afirma que "Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro". Ser professor é uma missão, mas antes disso, é uma arte, a de congregar diferentes conceitos, discuti-los com diferentes “mundos” e idéias muitas vezes sedimentadas nos alunos, e apresentá-los de forma a promover o entendimento, pelo menos conceitualmente, já que necessariamente nem sempre aceitemos o que nos apresentam, embora concordemos com o conceito. Ser professor é orientar, e àqueles que se mantêm atentos, mais que ensinar o conteúdo da disciplina, mas conteúdos para a vida. Pelo dia do professor, parabéns a esse profissional, especialmente àquele que, mais que ensinar, sabe aprender, e aprende o que ensina.
Mary

EU APRENDI…..



Willian Shakespeare एउ Aprendi


  • Eu aprendi....que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;
  • Eu aprendi...que ter uma criança adormecida nos braços, é um dos momentos mais pacíficos do mundo;
  • Eu aprendi...que ser gentil é mais importante do que estar certo;
  • Eu aprendi...que nunca se deve negar um presente a uma criança;
  • Eu aprendi...que eu sempre posso fazer uma prece por alguém quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;
  • Eu aprendi...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;
  • Eu aprendi...que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e um coração para nos entender;
  • Eu aprendi...que os passeios simples com meu pai em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança, me fizeram maravilhas quando me tornei adulto;Eu aprendi...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;
  • Eu aprendi...que dinheiro não compra "classe";
  • Eu aprendi...que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;
  • Eu aprendi...que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada;
  • Eu aprendi...que Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?Eu aprendi...que ignorar os fatos não os altera;
  • Eu aprendi...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoar você;
  • Eu aprendi...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
  • Eu aprendi...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu e vc é está pessoa;
  • Eu aprendi...que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;
  • Eu aprendi...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
  • Eu aprendi...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;Eu aprendi...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu;
  • Eu aprendi...que quando o ancoradouro se torna amargo, a felicidade vai aportar em outro lugar;
  • Eu aprendi...que devemos sempre ter palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;Eu aprendi...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;
  • Eu aprendi...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
  • Eu aprendi...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você está escalando-a;
  • Eu aprendi...que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou मोरते

Mary

बेलेज़ा एक्स्तेरिओर क्ष बेलेज़ा INTERIOR


Beleza exterior क्ष Beleza interior

Este assunto é um pouco delicado para mim, não sei muito bem como hei-de começar este texto, mas vamos a isso...
Apesar de me sentir cada vez mais forte como pessoa, cada vez mais ciente das minhas capacidades humanas, cada vez mais certo que os meus valores são os “mais” corretos, não deixo de sentir um pouco de pessimismo em relação ao mundo que me rodeia.
Não estou a generalizar porque existem algumas pessoas como eu, nem estou a dizer que me acho superior ou inferior que acho que estou certo e os outros errados, o meu caminho é o certo porque é o meu caminho, é aquele que eu optei , apenas por isso...cada um sabe do seu...
Torna-se um pouco penoso ser sensível num mundo cada vez mais frio seja para uma amizade, seja para uma relação amorosa, principalmente pela sua beleza interior, quando o “resto do mundo” parece apenas interessar-se no “status” dessa pessoa, na roupa que usa, na marca de telemóvel , e claro na beleza exterior que tem...
Muitas pessoas começam uma relação completamente ao contrário, apaixonam-se primeiro pelo exterior, e só depois tentam apaixonar-se pelo interior, na verdade a primeira impressão que temos de uma pessoa é a imagem física. Mesmo quando falamos com alguém pela net, de que até gostamos, ao encontra-la frente a frente não conseguimos evitar a avaliação física. Mas de que serve ser uma pessoa bonita por fora se por dentro é uma pessoa totalmente sem conteúdo, sem qualquer tipo de valores??? Apaixonou pelo exterior dessa pessoa que se enganou a si própria?Eu acho que, talvez por isso continue a pensar que mais importante que qualquer beleza exterior, é a beleza interior.
Acredito que as pessoas so podem ser verdadeiramente felizes se gostarem do interior da outra pessoa, quem é bonito por dentro, torna-se bonito por fora, quem ama verdadeiramente, ama o interior, o "eu", a personalidade, o caráter, os defeitos, as virtudes...
O exterior é moldável, tão efémero e subjectivo que até chega a magoar quando não somos como os outros gostavam que fossemos.
Mas quem for o nosso verdadeiro amor vai nos amar de olhos fechados...mas de coração bem aberto!
Infelizmente para a maior parte das pessoas o exterior conta cada vez mais...
É um pouco estúpido apaixonarmo-nos pelo exterior de alguém, é com esse exterior que vamos partilhar um por do sol? Ou vamos ter uma conversa profunda, ou até banal? O meu texto é apenas o meu ponto de vista, ha quem discorde e ha quem concorde, nesta frase, «a verdadeira beleza, vem de dentro».
Negar a verdade da beleza a um corpo humano, seria negar também a beleza a uma árvore, uma paisagem, uma peça de design.
As pessoas que dizem que a “verdadeira” beleza é a beleza física, deve naturalmente, estabelecer uma espécie de ranking entre as várias formas de beleza e cada pessoa ter os seus critérios.
Mas não se pode confundir a beleza de uma pessoa, da sua personalidade, com a beleza de um corpo.
Pode-se preferir sempre a beleza “pessoal” à beleza “sexual”, mas não se pode, ou não se deve, cair no erro de misturar os dois conceitos, como se pudessem competir um com o outro.
Porque não creio que possam!

Mary

कामो सूरज ओ मदों???


COMO SURGE O MEDO???
O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.Todo mundo teme algo - assaltos, aviões, doenças, dentistas, solidão, entre outras coisas. Claro que a intensidade do medo é intensificada pelo histórico de vida de cada um. Portanto, diante de nossos pavores, só nos restam duas alternativas: lutar ou fugir. Em princípio, lutar pode ser uma reação positiva. Isso não quer dizer que fugir seja uma reação negativa. Tudo depende da situação e é preciso reconhecer os próprios limites. Quando há uma situação de ameaça real à sua vida, o medo não é uma reação patológica, mas de proteção e autopreservação.A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.Além dos perigos iminentes e reais, nossos temores podem aparecer por causa das associações que fazemos ao longo da vida. Por exemplo, uma criança que teve sua casa destruída durante uma tempestade pode sentir-se ameaçada por uma tragédia toda vez que chover intensamente. Querendo ou não, sua mente fará essa relação. Ou pessoas que passaram por muitas privações quando crianças e que não tinham o que comer, ou "brigavam" com os irmãos pela comia, podem desenvolver uma tendência de comer exageradamente, como se sentissem, ainda que inconscientemente, medo de passar fome novamente ou então para compensar aquilo que não tiveram.Isso pode ocorrer. Nossa mente inconsciente é atemporal: não tem passado nem futuro. É como se tudo estivesse sendo vivenciado no momento presente. Não há discernimento do que aconteceu, o passado e o presente se misturam. O medo de que não vai conseguir é muito comum e acaba interferindo diretamente na auto-estima, no amor-próprio e na autoconfiança. Uma pessoa que não age por medo de não conseguir, não acredita em sua capacidade e, assim, está perdendo também a oportunidade de reverter todo esse quadro.Pode ainda haver o medo de aumentar mais o peso e, assim, ter problemas de saúde, sobrecarregar os órgãos, medo esse por motivos concretos que podem estimular muitos a mudar seus hábitos em busca de uma melhor qualidade de vida. Se você consegue, ao menos, pensar que pode enfrentar a situação, já é um progresso. Mas, e quando nada conseguimos fazer, a não ser sentir medo? O medo pode se transformar em uma doença (a Fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de restruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.
Mary

MEDO - O GRANDE INIMIGO DO SER HUMANO


Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem. O medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O medo é um pensamento em sua mente e você tem medo dos seus próprios pensamentos. Um menino pode ficar paralisado pelo medo quando lhes dizem que há um homem mau debaixo de sua cama e que vai levá-lo. Quando o pai acende a luz e mostra-lhe que não há ninguém, ele se liberta do medo. O medo na mente do menino foi tão real como se houvesse de fato um homem debaixo de sua cama. Ele se curou de um pensamento falso em sua mente. A coisa que temia, na verdade, não existia. Da mesma forma, a maioria dos seus medos não têm base na realidade. Constitui apenas um conglomerado de sombras sinistras e as sombras não têm realidade. Quando você afirma positivamente que vai dominar seus receios e chega a uma decisão definitiva em sua mente consciente, liberta o poder do subconsciente, que flui em resposta à natureza do seu pensamento. Vou descrever agora um processo e uma técnica que ensino há muitos anos. Funciona como um encantamento. Tente-o! Suponha que você tem medo da água, de montanhas, de uma entrevista, do público ou de lugares fechados. Se você tem medo de nadar, comece agora a sentar-se tranqüilamente durante uns cinco a dez minutos, três a quatro vezes por dia, e imagine que está nadando. É uma experiência subjetiva. Mentalmente você está se projetando como se estivesse dentro d’água. Você sente a friagem da água e o movimento de seus braços e pernas. É tudo tão real e vívido, constituindo uma alegre atividade da mente. Não é um devaneio inútil, pois você sabe que está experimentando em sua imaginação o que depois se desenvolverá em sua mente consciente. Você será compelido a expressar a imagem da representação do quadro que imprimiu em sua mente mais profunda. Essa é a lei do subconsciente. Você pode aplicar a mesma técnica se tem medo de montanhas ou de lugares altos. Imagine que está escalando uma montanha, sinta a realidade desse ato, aprecie o cenário, sabendo que, fazendo-o mentalmente, o fará depois fisicamente com facilidade e segurança. Você nasceu apenas com dois medos: o medo de cair e o medo do barulho. Todos os seus outros medos são adquiridos. Livre-se deles. O medo normal é bom, o medo anormal é mau e destrutivo. Permitir constantemente os pensamentos de medo acarreta o medo anormal, obsessões e complexos. Temer alguma coisa persistentemente provoca um sentimento de pânico e terror. Você pode superar o medo anormal quando sabe que o poder do seu subconsciente pode mudar os condicionamentos e realizar os desejos acalentados por seu coração. Dedique sua atenção e devote-se, imediatamente, ao seu desejo, que é o oposto do seu medo. Este é o amor que expulsa o medo. Enfrente seus temores, traga-os à luz da razão. Aprenda a sorrir dos seus temores. Esse é o melhor remédio.








 VOLTANDO PARA DEUS                                    Então pessoal, depois de quase dois anos que por um motivo ou outro deixei meu blog d...